O que é uma Startup e como funciona?

Blog / Empresas / O que é uma Startup e como funciona?
O que é uma Startup e como funciona?

Saiba o que é uma startup, quais as suas principais características e o que precisa para criar uma empresa inovadora e com grande potencial de crescimento.

O que é uma Startup?

Uma startup é uma empresa inovadora em fase inicial, com grande potencial de crescimento, habitualmente relacionada com a área da tecnologia. A expressão startup (start-começar| up - subir) transmite a ideia de rápida evolução e crescimento elevado numa fase inicial do negócio.

No fundo, o conceito de startup passa por uma visão que se transforma numa criação de um modelo de negócio inovador, repetível e escalável. Ou seja, uma startup encontra soluções criativas e "fora da caixa" para a resolução de determinado problema ou necessidade e consegue crescer rapidamente sem aumentar as despesas de forma proporcional.

Por exemplo, criar um novo hotel não é considerado uma startup, pois este é um modelo de negócio plenamente testado no mercado e com resultados previsíveis. No entanto, criar uma plataforma online como Booking ou Trivago, já poderá ser considerado startup, pois alia a área tecnológica à inovação e à criação de novas soluções.

Como Criar uma Startup?

Existem algumas questões que devem ser tidas em conta antes de abrir uma startup, salientamos as principais:

Ideia Inovadora
Na realidade tudo começa com uma boa ideia, com uma solução inovadora para um problema ou necessidade existente no mercado. Por isso, é importante analisar e identificar um problema e encontrar uma resolução diferente e inovadora.

Protótipo Produto/Serviço
O passo seguinte é tornar a ideia em algo concreto, ou seja, apresentar uma versão básica do produto ou serviço aos potenciais clientes. Receber e analisar o feedback é fundamental para saber se é possível progredir com o negócio.

Parcerias
Esta é uma etapa fundamental, pois é pouco provável um só empreendedor consiga fazer tudo o que é necessário para criar uma startup. É importante encontrar parceiros e colaboradores com diferentes skills relevantes para o negócio.

Investimento
Normalmente criar uma startup implica investimento inicial. Mas como obter o dinheiro necessário para dar asas a um projeto inovador? Deixamos algumas ideias:

  • Bootstrapping - investimento com recursos próprios.
  • Investidores - pessoas que investem dinheiro em troca de participação na empresa.
  • Startup Portugal (Estratégia Nacional de Empreendedorismo) - disponibiliza instrumentos de financiamento e  medidas fiscais. Consulte todas as informações sobre o StartUP Voucher.

Coworking
Um dos locais ideais para iniciar uma startup pode ser um espaço de coworking, devido aos custos escaláveis, capacidade de aumento de área útil de trabalho e networking. Conheça as vantagens e desvantagens de um espaço de coworking.

 

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.