9 Tipos de promoções que pode fazer na sua loja online e a melhor forma para as implementar

Blog / Empresas / 9 Tipos de promoções que pode fazer na sua loja online e a melhor forma para as implementar
9 Tipos de promoções que pode fazer na sua loja online e a melhor forma para as implementar

Promoções são uma forma de divulgar produtos, escoar stock e vender mais e as lojas online também podem beneficiar deste tipo de venda. Explicamos quais os tipos de promoções mais relevantes para o seu negócio ecommerce e a melhor forma de os colocar em prática para fidelizar clientes e vender mais!

Promoções online e as suas vantagens

Com tanta oferta, vender online pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, realizar promoções de determinados produtos ou serviços é uma das formas de tornar o negócio ecommerce mais conhecido no mercado e alcançar mais pessoas, aumentar as vendas online e fidelizar os clientes existentes.

Para além de todas estas vantagens, as promoções também permitem interagir com os visitantes da loja online, promovendo um bom relacionamento com os clientes e fornecendo dados para analisar os dados relacionados com a compra e venda dos produtos. Assim, as promoções são uma estratégia apelativa e que trazem resultados garantidos.

Conheça os principais tipos de promoções e comece a implementar no seu negócio online:

1. Oferta do produto mais barato

Esta é uma excelente estratégia para incentivar o cliente a comprar mais do que um produto. Normalmente, o cliente opta por comprar mais do que um produto, se existir a possibilidade de trazer o segundo ou terceiro artigo gratuitamente.

2. Oferta de um produto na compra de outro

A típica promoção “pague, leve 2” também funciona muito bem online. Na compra de um determinado produto, o cliente vai receber outro artigo. É uma estratégia ideal para fidelizar o cliente, apresentar um novo produto ou escoar stock.

3. Desconto em compras superiores a um determinado valor

Esta é uma forma de incentivar a comprar mais produtos, pois, se o cliente atingir o valor estipulado pela loja online, tem um desconto de 10% ou outro valor previamente estabelecido. O desconto também pode passar por oferecer um artigo ao cliente, se este comprar acima de determinado montante.

4. Utilização de códigos de desconto

Se pretende monitorizar a origem dos clientes, a utilização de códigos de desconto é uma excelente forma.  Por exemplo, pode enviar código de desconto numa newsletter, numa publicação nas redes sociais como Facebook ou Instagram ou após uma compra na loja online.

5. Descontos por tempo limitado

As chamadas “promoções relâmpago” criam um sentimento de urgência e são ideias para escoar artigos em excesso. Normalmente, este tipo de promoção implica um número reduzido de produtos, com descontos elevados, num curto espaço de tempo.

6. Desconto na primeira compra

Especialmente pensado para novos clientes, o desconto na primeira compra é uma forma automática de agradecimento pela preferência. É um tipo de promoção que causa uma boa impressão do negócio online e incentiva a compras posteriores.

7. Parte da compra reverte para entidade social

Para a maioria das pessoas realizar uma compra que reverte um determinado valor ou percentagem para apoiar um projeto ou uma causa social relevante, é um fator determinante para a compra. Por isso, se for o caso, não se esqueça de divulgar esse fator!

8. Promoção de cross-selling

O cross-selling é uma excelente forma de aumentar as vendas através da sugestão de adquirir um artigo que complementa aquele que o cliente está a comprar. Por exemplo, apresentar um desconto em bolas na compra de uma raquete de padel.

9. Oferta dos portes de envio

Oferecer os custos do envio é uma forma de premiar o ciente pela compra realizada. Pode ser condicionada a um determinado valor ou à realização da compra dentro de um período de tempo específico ou ainda como crédito numa compra posterior.

Como implementar Promoções Online

O tipo de promoção que vai implementar depende do objetivo que pretender. Caso pretenda simplesmente escoar stock, pode optar por oferecer um produto na compra de outro ou oferecer o produto de menor valor. Se o objetivo for angariar novos clientes, os cupões de desconto ou a oferta dos portes de envio são as melhores estratégias. Para que as promoções online sejam bem sucedidas e tragam efetivamente retorno ao seu negócio online, é fundamental divulgá-las, nomeadamente através de:

  • Email marketing - envio de newsletters e outras comunicações por email, apresentando de forma apelativa as promoções que pretende implementar;
  • Publicidade nas redes sociais - Instagram e Facebook são exemplos de meios digitais fortes para a divulgação das promoções;
  • Mensagens SMS - é uma forma direta de comunicação, ideais para promoções com tempo limitado ou com cupões de desconto;
  • Eventos locais - encontros de networking podem ser oportunidades de divulgação de diversos tipos de promoções da sua loja online.
    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.