Qual a diferença entre um TOC e um ROC?

Blog / Fiscalidade / Qual a diferença entre um TOC e um ROC?
Qual a diferença entre um TOC e um ROC?

Técnico Oficial de Contas (TOC)

Este profissional é responsável pela contabiidade e fiscalidade da empresa a quem presta serviços, certificando-se que a lei em vigor é cumprida. Também tem a responsabilidade de informar as obrigações contabilísticas da empresa, entregando atempadamente os documentos fiscais da empresa que representa.
Atualmente os TOC são designados de Contabilistas Certificados (de acordo com o Decreto Lei n.º 139/2015 de 7 de setembro). Para cumprir as suas funções têm de realizar estágio e exame profissional junto da OCC (Ordem dos Contabilistas Certificados).

 

Revisor Oficial de Contas (ROC)

O ROC revê e audita as contas das empresas e instituições públicas e privadas. Após averiguação cuidadosa, este profissional emite uma certificação legal da empresa ou um relatório de auditoria, relativo à respetiva situação financeira, aos resultados das operações e aos fluxos de caixa.

O Revisor Oficial de Contas exerce as suas funções de acordo as normas técnicas reconhecidas pela Ordem dos Revisores de Contas (OROC).

Principais Diferenças entre TOC e ROC

Embora a formação base exigida a um contabilista certificado ou a um revisor oficial de contas seja idêntica (economia, gestão, contabilidade, fiscalidade, etc), as funções que cada profissional exerce são distintas.

Na prática, o Contabilista Certificado é o responsável pela contabilidade e fiscalidade do dia-a-dia da empresa a quem presta serviços, assegurando-se que tudo está de acordo com a legislação em vigor e é entregue dentro dos prazos legais estipulados.

Por sua vez, o Revisor Oficial de Contas presta um serviço de revisão e auditoria das contas gerais da empresa ou organização. Tem a obrigação de averiguar se as contas estão conforme as normas técnicas reconhecidas pela OROC (Ordem dos Revisores de Contas).

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.