Como promover a sua florista online?

Blog / Marketing Digital / Como promover a sua florista online?
Como promover a sua florista online?

Existem cada vez mais pessoas a procurar por comprar flores online em Portugal, tendo em conta a facilidade e comodidade do processo. Se tem uma florista, saiba como pode promover o seu negócio online!

Estar presente online pode proporcionar um conjunto de vantagens para a sua florista. Não acredita? Veja algumas vantagens de estar presente online:

  • Rapidez e fácil adaptação;
  • Possibilidade de segmentar campanhas e comunicações para um nicho de clientes;
  • Oferecer experiências de compra personalizadas;
  • Chegar a um maior número de pessoas e superar barreiras geográficas, ampliando o território de atendimento online, assim como as interações com os clientes;
  • Facilidade de parametrizar e analisar o impacto de cada canal e ferramenta, através de métricas e KPIs concretos;
  • Capacidade de acompanhamento das tendências do mercado.

Assim, promover a sua loja de flores online deve ser visto como uma prioridade.

Descubra como promover a venda de flores online!

  • Plataforma online própria

Ter uma plataforma online própria como um website ou blog é uma das melhores e mais inteligentes formas de iniciar a sua presença online, uma vez que lhe permite centralizar toda a sua estratégia neste canal.

A partir de um website próprio pode partilhar todas as informações relacionadas com a sua loja de flores ou florista, como a história, missão, contactos, fotografias de arranjos de flores e plantas, feedback de clientes, assim como ter artigos relacionados com cuidados a ter com plantas e flores e outros temas relevantes para o seu público, ótimos para otimizar a sua presença orgânica (SEO - Search Engine Optimization).

Complementarmente, pode criar uma plataforma de e-commerce, ou seja, uma loja de venda de flores online. Para isso, deve contemplar fotografias e vídeos de qualidade, bem como descrições detalhadas dos produtos e/ou serviços. Por outro lado, deve assegurar todo o processo logístico e de garantia de qualidade, uma vez que a venda deste tipo de produtos acarreta cuidados extra.

Pode conceber facilmente e em poucos minutos a sua loja online a partir do Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por empresas que pretendem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos;

  • Redes Sociais

De acordo com um estudo realizado pela DataReportal, relativo a 2022, as redes sociais são presença diária na vida de 8 milhões e meio de pessoas em Portugal. O entretenimento, informação, comunicação e comercialização são alguns dos principais fins pelos quais são utilizadas, sendo que o tempo médio de navegação é de 2h30 por dia.

Assim, é importante que o seu negócio de comercialização de plantas e flores também esteja presente em algumas dessas redes sociais:

  • Instagram: ideal para partilhar conteúdos mais inspiracionais e dinâmicos, como ideias de presentes com flores, curiosidades sobre plantas e flores, cuidados a ter com plantas e flores, celebrar algumas efemérides (Natal, Páscoa, Passagem de Ano, Carnaval e entre outras). É, ainda, o local ideal para interagir com os seus clientes, a partir de perguntas em stories ou nas publicações. Atualmente, pode também aproveitar a oportunidade para comercializar os seus produtos diretamente, conectando à sua plataforma de e-commerce;
  • Meta (Facebook): ainda bastante utilizado em Portugal, é um canal importante para posicionar a sua marca e partilhar conteúdo semelhante ao Instagram, embora deva ser adaptado, uma vez que as audiências podem ser bastante distintas;
  • Pinterest: sendo uma plataforma focada na inspiração, é o local certo para partilhar imagens de arranjos de flores, ideias de decoração com flores e outro tipo de conteúdo inspiracional, centrado na decoração da casa, casamentos, festas, aniversários e outro tipo de eventos;
  • TikTok: uma das últimas tendências do momento, poderá marcar presença através da partilha de vídeos criativos e dinâmicos com os seus produtos. Exemplo: como cuidar de flores, como montar um arranjo de flores, como mudar um espaço com flores e plantas e entre outros;
  • BeReal: são cada vez mais as marcas a entrar nesta rede social em ascensão. No caso de uma florista, é possível “brincar” com esta plataforma, partilhando momentos do seu dia a dia a construir os arranjos, preparar encomendas e entre outros;
  • LinkedIn: ideal para criar uma presença mais “corporativa”, em que dê a conhecer a missão, valores e objetivos da sua marca;
  • Influenciadores digitais

Sendo um dos principais objetivos das redes sociais o entretenimento e informação, grande parte dos utilizadores gosta de seguir e conectar-se com amigos, família ou pessoas/marcas que conhecem e/ou inspiram, desde Músicos, Atores, Comediantes, Modelos ou outro tipo de Figuras Públicas.

Muitas das vezes, este tipo de pessoas acabam por partilhar bastante do seu dia a dia, referindo e aconselhando algumas marcas e produtos, o que tem trazido uma grande visibilidade para as mesmas, traduzindo-se em aumentos das vendas e no nível de awareness e engagement por parte dos clientes.

Assim, relacionado com as redes sociais, existe o conceito de “marketing de influência”, que considera o papel dos Influenciadores Digitais na visibilidade e vendas de um determinado produto ou marca.

As marcas já se têm adaptado nos últimos anos a esta tendência e têm utilizado os Influenciadores Digitais como um canal de divulgação dos seus produtos e serviços. No caso da sua florista, aconselhamo-lo a procurar estabelecer parcerias com Influenciadores com os quais a sua marca se identifique e que tenham especial gosto por flores e plantas;

  • SEO (Search Engine Optimization)

De acordo com o mesmo estudo referido anteriormente, grande parte dos produtos e marcas são descobertas via Motores de busca, Anúncios na TV  ou word of mouth (o chamado “passa a palavra'').

Adicionalmente, considerando os dados divulgados pela plataforma SEMrush, sabe-se que o site mais visitado em 2021 foi o Google.com, com 142 Milhões de visitas por mês. Como tal, é fundamental que as marcas estejam presentes nos resultados de pesquisa dos principais motores de busca, nomeadamente no Google.

Para isso acontecer, devem investir em técnicas relacionadas com “Search Engine Optimization”, isto é, com SEO.

O investimento em SEO passa por construir uma estratégia que otimize as suas plataformas digitais, nomeadamente o seu site, para que tenha um bom posicionamento orgânico em pesquisas relacionadas com o seu tipo de negócio e produto. Pode fazê-lo a partir do investimento em estratégias de marketing de conteúdo, criando diferentes tipos de conteúdo relacionados com as pesquisas realizadas, por exemplo “como comprar flores online” ou “entrega de flores ao domicílio”, por exemplo;

  • Publicidade paga

Já lhe aconteceu falar de uma determinada marca ou produto e mais tarde ser impactado por publicidades relacionadas com isso nas suas redes sociais ou em alguns websites que visita? Ou pesquisar algo no Google e aparecem resultados de pesquisa com a nota de “Anúncio”? Isto é o que se chama de publicidade online paga ou investimento em tráfego pago.

A publicidade paga depende do investimento monetário para gerar resultados (que podem variar entre a conversão em compras ou em outro tipo de leads, como visitas à sua florista ou pedido de orçamento, por exemplo).

Deve ser utilizada depois de já ter uma forte presença orgânica (SEO), assim como uma base de dados qualificada, com o objetivo de criar mensagens personalizadas ou chegar a certos segmentos de clientes e objetivos de negócio.

Entre as fontes de tráfego pago existentes hoje, a mais conhecida é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, mas pode também anunciar também através das redes sociais, nomeadamente, no Facebook e Instagram (Meta for Business);

  • Google My Business

De certeza que já pesquisou por “florista em Lisboa” e lhe apareceram alguns espaços em Lisboa, com fotografias, horário, localização no Google maps e até avaliações de clientes. Por norma, este tipo de resultados é trazido pelo Google My Business.

O Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google, onde é bastante importante estar presente, caso tenha um negócio com espaço físico, mas também caso queira melhorar o seu posicionamento online.

A partir desta plataforma, os proprietários têm a possibilidade de preencher todas as informações acerca do seu espaço: nome, morada, produtos, serviços prestados, contactos, fotografias do interior e exterior do espaço, publicações com novidades e promoções, receber feedback dos clientes e dar resposta direta, responder a questões do público e, até, disponibilizar diretamente a marcação de algum serviço.

Devido a todas estas funcionalidades, esta ferramenta é considerada um dos canais de marketing mais importantes para negócios locais.

Se tiver uma conta bem otimizada, é muito provável que apareça nos primeiros resultados de pesquisa do Google, caso os seus serviços estejam localizados perto da localização da pessoa que faz a pesquisa, assim como no Google Maps. Deste modo, terá mais tráfego para a sua loja física e online (uma vez que poderão optar por consultar a sua plataforma online).

 

Depois de promover a presença da sua florista online, chega o momento de se focar no aumento das vendas - descubra como aumentar as vendas da sua loja de flores!

Por outro lado, se ainda sente que não está nesta fase do negócio e precisa de definir uma estratégia para a sua loja, veja quais os passos a seguir para abrir uma florista em Portugal.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.