5 Dicas para o seu negócio de serviços de assistência ter sucesso

Blog / Empreendedorismo / 5 Dicas para o seu negócio de serviços de assistência ter sucesso
5 Dicas para o seu negócio de serviços de assistência ter sucesso

O principal objetivo de qualquer empresa é atingir o sucesso, embora seja um conceito bastante relativo, que depende diretamente dos KPIs de avaliação e objetivos da empresa. Tem um negócio de serviços de assistência? Aplique estas 5 dicas fundamentais para o sucesso nos dias de hoje!

Se para muitas empresas o sucesso depende diretamente, e unicamente, do lucro atingido, para outras, o sucesso pode ser também medido a partir de outro tipo de KPIs, que dependem de cada fase do processo, entre os quais:

-Satisfação dos clientes;
- Número de clientes;
- Expansão geográfica;
- Awareness do público-alvo;
- Quota de mercado;
- Posicionamento no mercado;
- Responsabilidade sociais;
- Entre outras.

Assim, é fundamental criar uma estratégia adaptada a cada KPI que pretende atingir. Reunimos algumas dicas que podem fazer a diferença no sucesso do seu negócio de serviços de assistência!

Dicas para o Sucesso do seu Negócio de Prestação de Serviços

  • Trabalhar com Profissionais formados, eficientes, que ofereçam um serviço de qualidade

Este fator é crucial em todos os tipos de negócios de prestação de serviços, tendo em conta o nível de exigência dos clientes, no que diz respeito à avaliação dos serviços, entre os quais os que estão relacionados com a sua casa, como serviços de eletricidade, instalação ou canalização.

Assim, e apesar de poder ser considerado básico, é fulcral garantir que tem ao seu dispôr uma equipa de profissionais com elevadas competências profissionais, que garantam a prestação de um serviço de qualidade e de acordo com as expectativas dos clientes.

Adicionalmente, em serviços particulares, como instalação de ar condicionado, é, ainda, essencial que o Técnico seja certificado para o efeito. Portanto, assegure que todos os todos os Técnicos têm condições legais para o fazer.

Como tal, é importante que a empresa tenha algum orçamento disponível para investir na formação constante dos seus colaboradores. Por falar em formação, a MELOM, uma conhecida empresa de serviços de instalação, manutenção e remodelação, tem uma parceria com a reconhecida empresa de bricolage, LEROY MERLIN - a Academia do Instalador - que visa a formar Técnicos para diferentes serviços.

  • Criar boas relações com clientes e estimular reviews

De certeza que já lhe aconteceu pedir aconselhamento às pessoas mais próximas para escolher um bom restaurante, produto ou um eletricista na sua zona de residência, não? É bastante comum que isto aconteça e ainda mais usual que as pessoas optem por essa sugestão, tendo em conta o nível de confiança envolvido.

O word of mouth é um dos grandes fatores que leva os consumidores a optarem por determinado produto ou serviço em detrimento de outro e, mais recentemente, as avaliações online (reviews) assumem também uma grande importância na decisão.

Como tal, esforce-se por oferecer um serviço de excelência do início (pesquisa pelo serviço) ao fim ( serviço pós-venda), de modo a estabelecer relações com os seus clientes tão positivas que os faça utilizar novamente esse ou outros serviços, bem como recomendá-los a amigos e familiares.

De forma complementar, estimule essas partilhas positivas, a partir de benefícios para os mesmos, como descontos em compras seguintes ou acumulação de pontos, por exemplo.

  • Aproveitar as vantagens do agendamento online

As pessoas têm vidas cada vez mais agitadas, ocupadas e pouco tempo disponível para tarefas que não lhes acrescentem valor. Pretendem soluções rápidas de encontrar e contactar, de forma simples e rápida.

Como tal, neste tipo de atividade, pode ser um grande ponto a seu favor disponibilizar um agendamento direto online dos vários serviços, através de uma plataforma especializada para o efeito, com uma boa experiência ao nível de UX e UI.

Por outro lado, deve garantir que os Técnicos têm, também, uma boa experiência ao nível de receção de todos os pedidos e que os gerem de forma eficiente e com toda a disponibilidade requerida.

  • Utilizar uma aplicação móvel para agendar rapidamente

Uma app móvel pode ser uma forma de materializar um conjunto de fatores que contribuem para a satisfação dos clientes, nomeadamente uma experiência integrada das várias fases do ciclo de venda, de forma digital. Mas como?

Através de uma aplicação móvel (app), pode incorporar um catálogo de cada um dos seus serviços, detalhando o tipo de atividades que inclui, nível de tecnicidade, preço, avaliações por parte dos clientes, os vários técnicos disponíveis para cada serviço e o respetivo percurso profissional, avaliações de clientes e muito mais.

De forma adicionar, poderá permitir o agendamento direto de cada serviço, avaliá-lo e receber algumas notificações de, por exemplo, aviso de necessidade de manutenção, por exemplo, de forma a criar uma relação de fidelização com os clientes.

  • Pluralidade de serviços oferecidos

Por norma, os clientes procuram soluções rápidas e que respondam a diferentes problemas, relacionados com áreas de atuação variadas. Por exemplo, ao remodelar uma casa de banho, poderá ter de executar serviços de canalização para mudar alguma tubagem, assim como de eletricidade, se quiser alterar os pontos de luz. Nestes casos, pode dificultar o processo procurar um canalizador e um eletricista de empresas diferentes, uma vez que o seu entendimento pode ser mais difícil e o processo bem mais demorado.

Deste modo, é bastante mais simples encontrar uma empresa que ofereça uma solução 360º, quase “chave na mão”, isto é, que tenha disponível um conjunto de serviços variados para diferentes problemas e que se completem entre si.

Como é possível entender, o sucesso de uma negócio, muitas das vezes, depende de dicas simples que, pensadas e implementadas de forma estratégica, podem fazer, realmente, a diferença na sua performance!

É importante esforçar-se, desde início, por ter uma atitude positiva e um pensamento irreverente e diferenciador em todo o processo. Por outro lado, deve ter a certeza de que segue todos os passos necessários para iniciar um negócio de serviços de assistência , sem esquecer um passo fundamental: ter um plano de marketing e comunicação adaptado ao digital, que faça a sua empresa ser encontrada e estar bem posicionada online.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.