7 Estratégias de Marketing para Clínicas Veterinárias

Blog / Empreendedorismo / 7 Estratégias de Marketing para Clínicas Veterinárias
7 Estratégias de Marketing para Clínicas Veterinárias

Existem várias estratégias de marketing - offline e online - que as clínicas veterinárias podem utilizar para serem bem sucedidas. Vamos mostrar-lhe 7 dessas estratégias, tendo em conta os 7 P’s do Marketing-mix.

Antes demais, já ouviu falar do Marketing-mix?

O Marketing- mix é um modelo criado por Jerome McCarthy, em 1960,  que enumera todas as decisões e ações de marketing para garantir o sucesso de um produto, serviço ou marca no mercado, assim como para ter uma noção geral do posicionamento de um produto em particular no mercado em que é comercializado.

É, então, uma ferramenta de análise interna, que serve como apoio para a criação da estratégia de um negócio, seja ele a comercialização de um produto ou de um serviço, através do uso de diferentes variáveis, denominados como os “4 P’s” (quando se trata de produtos) e “7 P’s” (quando se trata de serviços) :

  • Product (Produto)
  • Price (Preço)
  • Promotion (Promoção)
  • Place (Local)
  • Process (Processos)
  • Physical environment (Ambiente físico)
  • People (Pessoas)

    Cada uma destas variáveis do marketing-mix deve ser aplicada e ajustada ao contexto de cada empresa em particular. No caso de uma clínica veterinária, embora possam existir variáveis mais impactantes no negócio, uma boa estratégia deve tocar em todas elas:

    Produto

      O produto que oferece, neste caso os diferentes produtos e serviços disponibilizados na clínica veterinária é um dos fatores centrais na definição de uma estratégia.

      Tendencialmente, as pessoas procuram as clínicas veterinárias pelos serviços que oferecem e, embora possa ser muito forte nas outras variáveis, se não têm um produto de qualidade, dificilmente os clientes voltarão a visitar a clínica ou a recomendar os serviços.

      Esses serviços incluem toda a parte de pós-consulta, em que uma equipa de profissionais deve estar disponível para auxiliar os donos em alguma situação, até, ter a iniciativa de os contactar, posteriormente.

      Colabore com os melhores profissionais, utilize produtos e ferramentas de qualidade, invista em produtos tecnológicos e será um grande passo para atingir o sucesso;

      Preço

        O fator “preço” deve ser sempre considerado na definição da estratégia de qualquer tipo de negócio, quer tenha um posicionamento mais ou menos elevado

        No caso das clínicas veterinárias, visto tratar-se da comercialização de um conjunto de

        serviços bastante técnicos, realizados por médicos veterinários e que incluem alguns procedimentos de alto risco, como cirurgias, deve ter esses fatores em consideração na hora de escolher o preço a cobrar por cada consulta e por cada serviço.

        Por outro lado, caso disponibilize um conjunto de serviços adicionais, técnicas e tecnologias inovadoras e profissionais com um know-how e experiência elevados, deve ter em conta na hora de definir o preço a praticar. Naturalmente, uma experiência de qualidade e que faça com que os patudos sejam tratados com toda a atenção e segurança deve ser paga com um valor justo.

        Por fim, não se esqueça que o objetivo de qualquer negócio é trazer lucro, por isso estude a margem da sua clínica, tendo em conta os seus custos, e defina os preços a praticar também com base neste fator;

        Promoção

          É essencial criar estratégias de divulgação da sua clínica veterinária a potenciais clientes, quer online como offline - conheça algumas dicas para atrair clientes para a sua clínica veterinária.

          Para tal, deve começar por fazer um trabalho de branding, a partir da criação da identidade visual da empresa, incluindo fatores como o nome da clínica, logótipo, missão, valores e entre outros, que devem estar alinhados com o tipo de clínica e serviços que oferece. Ao ter isso definido, deverá criar uma estratégia de comunicação sólida e omnicanal, adaptada aos diferentes canais, desde a loja física às plataformas online - saiba como ser encontrado online;

          Localização

          Quando define a estratégia de qualquer tipo de empresa, a localização da mesma é um fator chave para o seu sucesso.

          Como tal, deve escolher a localização da sua clínica veterinária, de acordo com o público-alvo da clínica e o posicionamento da mesma. No entanto, importa realçar que uma clínica veterinária, sendo um local onde são realizados procedimentos técnicos e medicinais, deve ter um espaço suficiente para incluir todos os serviços que disponibiliza e os materiais e ferramentas necessários para o fazer em segurança.

          De forma adicional, o local deve ter boas condições de acessibilidade e com espaço para estacionamento. Conheça todos os fatores a considerar para abrir uma clínica veterinária em Portugal.

          Dica: A localização não deve passar apenas pelo ambiente físico. Procure criar uma presença forte e estratégica nos canais online.

          Pessoas & Ambiente físico

          Esta variável inclui todo o atendimento realizado pelos colaboradores da clínica, desde que o cliente entra na receção e tem um primeiro impacto com o espaço, passando pela consulta realizada pelos profissionais de veterinária, até ao final da sua experiência, em que pode ser atendido por outro tipo de profissionais, dependendo da situação do seu animal. Complementarmente, é esperado que a experiência não termine nesse momento e que exista uma equipa de pós-consulta, que procura perceber a satisfação dos clientes e,eventualmente, criar algumas estratégias de fidelização.

          Para isso, deve garantir que forma todos os profissionais, não só em termos técnicos para as atividades que executam como para todo o atendimento ao cliente. Para tal, devem ser criados processos internos para garantir a qualidade do atendimento e, idealmente, serviços adicionais, por exemplo, através de oferta de wi-fi gratuita para os clientes, pequeno bar para os donos dos patudos se poderem servir enquanto aguardam, pet shop dentro da clínica, ar condicionado, serviços de hotel de animais, dog sitting e entre outros.

          Caso esteja presente em canais digitais deve, também, garantir que oferece meios capazes de realizar o atendimento aos clientes, de forma remota, mas garantindo o profissionalismo e a sua qualidade.

          Processos

            Se pretende ter um negócio eficiente, nomeadamente quando se trata de um serviço, a definição de processos é fundamental para garantir que todos esses serviços são entregues com a máxima qualidade, no timing certo e com uma experiência envolvente.

            Esses processos devem ser incluídos em todo o tipo de tarefas e espaços, desde a receção, espaços das consultas, logística, pagamento e em todos os serviços de pós-venda e a tecnologia pode ser uma grande aliada na criação, gestão e manutenção dos mesmos, de forma eficiente.

            O Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associados, que lhe permite  gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos, de tudo o que necessita, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento. Experimente o plano de software de faturação que se adapta à sua clínica veterinária. Saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio.

            Como vê, existe um mundo de estratégias que poderá adaptar ao seu negócio. Faça um plano de negócios completo e defina quais as estratégias mais adequadas aos seus objetivos. Não se esqueça de medir os resultados com os KPI’s corretos.

            Achou o artigo interessante?

            Software de Faturação e POS
            30 Dias Gratuitos sem compromisso!

            Sobre o Vendus

            O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.