5 Estratégias de marketing para negócios de artesanato

Blog / Empresas / 5 Estratégias de marketing para negócios de artesanato
5 Estratégias de marketing para negócios de artesanato

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio é o investimento em estratégias de marketing adaptadas ao público-alvo e objetivos da empresa.

O artesanato é um setor de atividade que tem conquistado e tem sido cada vez mais procurado por amantes deste tipo de artigos, o que torna o mercado altamente promissor para investir, a partir da criação de produtos feitos à mão, com materiais únicos e diferentes do comum.

Se tem ou pretende criar um negócio de artesanato, estas dicas são para si! Conheça 5 estratégias de marketing para adotar no seu negócio.

5 Estratégias de Marketing para Negócios de Artesanato

1. Esteja presente em feiras artesanais

Sendo um negócio de artigos artesanais, um dos locais onde faz todo o sentido marcar presença é em feiras artesanais, uma vez que o público-alvo desse tipo de feiras são pessoas que, à partida, têm gosto pelo mundo do artesanato e procuram conhecer, ver, experimentar e comprar alguns desses produtos.

Se fizer com que este público se identifique com o seu negócio, pode traduzir-se em clientes recorrentes e recomendações à sua empresa. Para o fazer, invista no aspeto físico e na montra do seu espaço e, de forma complementar, pode utilizar alguns flyers e cartões de visita com alguns dos seus contactos e informações mais relevantes.

Aproveite, assim, o grande fluxo de pessoas neste tipo de feiras e eventos para dar a conhecer o seu negócio de artesanato, bem como para conhecer e criar possíveis relações com outros negócios. É sempre bom ter uma rede de networking forte, até porque pode vir a ser uma forma de conhecer e estabelecer contacto com outros parceiros ou fornecedores.

2. Utilize produtos nacionais e regionais

Cada vez mais, os portugueses são mais conscientes das suas escolhas, o que faz com que utilizem alguns critérios de ponderação antes de optarem por algum produto, entre os quais os materiais, país de fabrico, tipo de embalamento, processos utilizados e entre outros.

Posto isto, uma das razões pela qual recorrem a produtos artesanais é a maior possibilidade desses artigos cumprirem esse tipo de requisitos. Desta forma, aproveite os recursos do nosso país para produzir artigos únicos e diferenciadores, a partir de matérias de excelência, com uma grande durabilidade e qualidade, mesmo que isso impacte diretamente o aumento dos preços.

Ao utilizar produtos nacionais e regionais, não só vai trazer um valor acrescentado ao seu negócio, como garantirá a independência do mesmo, por não depender da inflação dos preços de importação ou da escassez de outros recursos.

3. Invista em produtos ecológicos

Associado ao último ponto, a população em geral tem também vindo a ganhar um maior interesse por novas formas de consumo sustentável, a partir de produtos “amigos do ambiente”.

Desta forma, são várias as marcas que têm adaptado as suas estratégias e mesmo outras marcas que têm surgido exclusivamente com o propósito de oferecer soluções ecológicas e acessíveis a um leque mais variado de pessoas.

Como tal, procure investir na criação de produtos de caráter ecológico, utilizando materiais em cortiça, tecido, “restos” de materiais e entre outros. Exemplo: os negócios em tecido de trapilho são cada vez mais comuns e uma excelente forma de aproveitar os restos de tecido para produzir artigos únicos, como cestos, tapetes, almofadas e muitos mais, a partir de diferentes técnicas.

4. Associe-se e crie parcerias com outros setores, como hotéis e turismos rurais

Como já foi referido anteriormente, uma das melhores formas de dar a conhecer o seu negócio é através da criação de parcerias com outras marcas e projetos, do mesmo ou de diferentes setores de atividade, nomeadamente da hotelaria e turismo.

Existem diversos hotéis, turismos rurais, restaurantes ou quintas com necessidade de decorar os seus espaços ou oferecer produtos únicos aos seus clientes, desde champôs e gel de banho, jogos de cama, guardanapos, difusores de cheiro, toalhas, almofadas e entre outros produtos. Nestas situações e na maioria das vezes, este tipo de estabelecimentos pretendem encontrar fornecedores nacionais para esses materiais, como forma de os reconhecer a dar visibilidade.

Desse modo, procure dar a conhecer o seu negócio e produtos a este tipo de estabelecimentos e veja o seu negócio de artesanato ganhar outro destaque e visibilidade.

5. Garanta uma presença forte em vários canais de comunicação

Tradicionalmente, os negócios de artesanato começaram por estar presentes apenas em meios offline, como em feiras de artesanato ou outro tipo de eventos. No entanto, com o aumento da literacia digital por grande parte da população, passou a fazer sentido criar uma estratégia omnicanal, apostando também em canais online e em estratégias de marketing digital.

Assim sendo, elabore uma estratégia de marketing, que vise a comunicar a exclusividade dos seus artigos, adaptada e focada no seu público-alvo. Aproveite os meios digitais (redes sociais ou site) para criar uma relação próxima com os seus clientes, partilhar vídeos do processo de fabrico, dar a conhecer os artesãos, mostrar imagens dos seus produtos e outro tipo de curiosidades relativas ao seu negócio.

A partir das plataformas digitais é, ainda, possível dar a conhecer os seus produtos a um maior volume de pessoas e aproximar-se dos seus clientes, traduzindo-se numa maior awareness e conversões (neste caso, vendas).

De forma complementar, embora não seja uma estratégia de marketing, é também essencial dispor de um software de faturação e gestão adequado ao seu negócio. A partir do Vendus poderá faturar de forma rápida, intuitiva e segura os pedidos dos clientes, controlando os movimentos de caixa e consultando relatórios acerca da performance do seu negócio, seja no computador, telemóvel ou tablet. Experimente durante 30 dias, de forma gratuita.

Antes de apostar em alguma destas estratégias de marketing, deve garantir que dispõe de conhecimento para criar um negócio de artesanato do zero e, se pretende marcar realmente a diferença, utilize estas 7 dicas para ter sucesso no seu negócio de artesanato.

 

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.