Como montar uma loja de cosméticos e perfumaria?

Blog / Empreendedorismo / Como montar uma loja de cosméticos e perfumaria?
Como montar uma loja de cosméticos e perfumaria?

Após um período de decréscimo das vendas na área da cosmética e perfumaria, o setor tem vindo a restablecer-se e a ganhar vida novamente. Se pretende criar um negócio próprio nesta área, veja como montar uma loja de cosméticos e perfumaria em Portugal!

A pandemia, causada pelo vírus COVID-19, teve efeitos drásticos nos padrões e tendências de consumo da população. Por um lado, todos passámos por um período de confinamento, em que não podíamos sair de casa e, naturalmente, perdemos alguns cuidados dos diários, no que respeita ao nosso aspeto físico (por exemplo, a maquilhagem foi substituída pela cara lavada).

Por outro, neste período pós-pandémico, uma grande fatia da população passou a preocupar-se mais com fatores de bem-estar e saúde física e psicológica. Desta forma, as lojas de cosmética e perfumaria passaram a ter, novamente, uma maior procura, quer por parte de clientes como de empreendedores, interessados em abrir negócio nesta área. Se é o seu caso, siga estes 7 passos para abrir uma loja de cosméticos e perfumaria em Portugal!

Montar loja de cosméticos e perfumaria em Portugal: passo-a-passo

1. Crie um plano de negócio de uma empresa de cosméticos e perfumaria

Deve começar por explorar a sua ideia, a partir de um plano de negócios completo e personalizado. Nesse plano deve reunir todas as informações acerca do mercado da cosmética e perfumaria em Portugal. Adicionalmente, é necessário detalhar todos os pormenores relacionados com a empresa que pretende abrir.

Algumas das informações que não podem faltar:

  • Missão e valores da marca;

  • Objetivos de negócio - devem ser objetivos SMART;

  • Análise do mercado e concorrência;

  • Definição do público-alvo;

  • 7 P’s do Marketing-mix;

  • Plano financeiros;

  • Estratégia de comunicação e marketing.

É mesmo importante investir nesta primeira fase, uma vez que este documento será o seu “guia” para as fases seguintes;

2. Defina o conceito de branding da loja

Após definir o conceito da sua loja, deve começar a pensar no nome que pretende dar-lhe.

Sendo um negócio na área da cosmética e perfumaria, este ponto deve ser pensado com bastante cuidado e ponderação, uma vez que pode ser um fator-chave no o sucesso ou fracasso da loja.

Ao realizar um estudo de mercado, aproveite para analisar os nomes e slogans da concorrência, de forma a optar por algo diferenciador, apelativo, com o qual o seu público-alvo se interesse e que esteja de acordo com a missão, valores e estratégia do seu negócio;

3. Escolha a localização da loja

O mercado da cosmética, estética e perfumaria têm tido uma grande procura em Portugal nos últimos anos, o que demonstra a preocupação dos portugueses em cuidar de si e da sua imagem. Esta procura é refletida ao nível do offline (lojas físicas) como do online (plataformas digitais), sendo que o online tem tido um crescimento maior.

Como tal, um dos pontos mais importantes a considerar é a localização da sua loja.

É comum as lojas de estética e perfumarias estarem localizadas em grandes centros urbanos, em shoppings ou em ruas movimentadas da cidade.

No entanto, com o crescimento e impacto do e-commerce, pode optar também por ter uma loja online de cosméticos ou aproveitar esse tipo de plataforma de modo complementar a um espaço físico.

Seja qual for a sua opção, a presença online já se torna quase obrigatória. Para isso, poderá criar facilmente um site próprio, utilizando algumas das plataformas de criação de websites mais conhecidas, como a WixWordpressShopifyWooCommerceWeasy ou o Vendus Go!.

Vendus Go! é uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas. É ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos ou serviços online, sem necessidade de recorrer a sistemas complexos.

Hoje em dia, marcas como a WellsPerfumes & CompanhiaLoja do ShampooLookfantasticDouglas ou Primor têm uma grande influência e procura ao nível online, embora também tenham, todas elas, lojas físicas (à exceção da Lookfantastic);

4. Abra a sua loja de cosmética e perfumaria

Tendo os pontos anteriores bem definidos, já pode abrir a sua empresa - conheça todos os passos e custos a cumprir para abrir uma empresa em Portugal.

Um dos campos necessários para abrir qualquer tipo de empresa é a definição da Classificação da Atividade Económica (CAE), que indica o tipo de atividade da sua empresa, com base nos serviços e produtos oferecidos.

No caso de uma loja de cosmética e perfumaria, o CAE mais comum a ser utilizado é o seguinte:

  • CAE 47750: diz respeito ao comércio a retalho de produtos cosméticos e de higiene, em estabelecimentos especializados, onde estão incluídos perfumes, sabonetes, cosméticos (inclui de origem natural) e outros produtos de higiene pessoal;

5. Crie parcerias com fornecedores de cosméticos para revenda em Portugal

Neste tipo de atividade, pode optar por trabalhar, essencialmente, de duas formas distintas: com produção própria ou através de parceria com fornecedores.

A produção própria tem a grande vantagem de criar algo diferenciado e customizado, a partir de produtos escolhidos por si e um maior controlo interno de todo o processo de produção. Por outro lado, exige maior tempo, planeamento e investimento financeiro.

Por outro lado, trabalhar com fornecedores de cosméticos para revenda pode ser uma forma mais simples de operacionalizar o seu negócio, em que apenas tem de se preocupar com as quantidades a encomendar ou prazos de entrega. Torna-se, assim, um processo mais rápido e com menor investimento. Em contrapartida, está dependente do fornecedor e terá margens menores, certamente.

Conheça alguns fornecedores de cosméticos para revenda em Portugal com quem poderá estabelecer parceria.

6. Avalie todos os custos e investimentos necessários

O objetivo principal de qualquer empresa com fins lucrativos é, como o próprio nome refere, produzir lucros. Para ter o desejado lucro é necessário que os custos sejam inferiores aos rendimentos.

Não é tarefa fácil garanti-lo e é por isso que Portugal tem taxas tão grandes de empresas em encerramento ou em processo de insolvência. No entanto, é possível antecipar eventuais problemas futuros se fizer um planeamento financeiro, numa primeira instância.

Para isso, antes de começar atividade, estime todos os custos iniciais, assim como custos fixos e variáveis ao longo do tempo, num cenário realista, pessimista e otimista.

Custos iniciais:

  • Custo de abertura da empresa (em média, 360 euros);

  • Renda do espaço ou do prestação do empréstimo, caso tenha contraído;

  • Material de escritório: Computador, Impressora, Telefone, Mesas e Cadeiras, Armários, Prateleiras;

  • Investimento no website;

  • Balcão para atendimento e de exposição dos artigos;

  • Publicidade no espaço;

  • Sistema contabilidade e faturação de POS - Opte pelo Vendus, um software de faturação certificado online que lhe permite registar e gerir todas as transações associadas à sua atividade, de forma rápida, simples e com um suporte ilimitado. Descubra todos os planos disponíveis e experimente, gratuitamente, durante 30 dias.

Custos fixos e variáveis durante a atividade:

  • Artigos de cosmética e perfumaria para venda, desde champôs, acondicionadores, cremes variados, óleos variados, maquilhagem, perfumes variados e entre outros cosméticos;

  • Manutenção do website;

  • Despesas de água, luz, eletricidade;

  • Avença de Software de faturação;

  • Investimento em marketing

Se, ao avaliar estes custos, perceber que o negócio não é viável, deve procurar ajuda de um profissional. No entanto, pode sempre optar por algumas fontes de financiamento do seu negócio;

7. Aposte na divulgação e fidelização dos clientes

Um dos pontos a considerar no plano de negócios que fez inicialmente é a criação de um plano de comunicação e marketing, com o objetivo de dar a conhecer o seu negócio a possíveis clientes, assim como tornar atuais clientes em futuros clientes, isto é, que pretendam criar uma relação a longo prazo com a marca e se tornem fidelizados..

Como tal, deve pensar no plano tendo em conta os diferentes momentos de criação da loja, entre os quais: pré-abertura, abertura, primeiras semanas de abertura, primeiro ano, longo prazo.

Para cada um desses momentos, deve considerar o funil de vendas do seu público-alvo e definir as melhores estratégias e meios para o impactar em cada fase;

4 dicas que pode implementar:

  • Invista na divulgação da loja de cosmética e perfumaria nas redes sociais (Facebook, InstagramTikTok);

  • Crie uma conta da loja no Google My Business;

  • Tenha uma plataforma própria, em que explique todo o seu negócio, disponibiliza os seus contactos, partilhe fotografias e vídeos dos seus produtos e, idealmente, possibilite a compra direta dos artigos;

  • Aposte em serviços de apoio ao cliente, de forma remota. Pode utilizar chatbots ou serviço telefónico, por exemplo.

Se seguir cada um destes passos e aproveitar algumas das dicas, será meio caminho andado para ter sucesso. No entanto, importa realçar que é essencial que invista em análises constantes e utilize KPIs para avaliar diferentes pontos da empresa.

Por fim, deve manter um espírito empreendedor e procurar estar atualizado de todas as tendências, sem se deixar acomodar e tendo um objetivo constante de crescimento e desenvolvimento.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.