Como abrir um espaço de medicina ou terapias alternativas em Portugal?

Blog / Empresas / Como abrir um espaço de medicina ou terapias alternativas em Portugal?
Como abrir um espaço de medicina ou terapias alternativas em Portugal?

As terapias alternativas têm ganho cada vez mais adeptos e curiosidade à sua volta. Pretende abrir um espaço focado em terapia alternativa? Descubra as vantagens de abrir um espaço para terapia alternativa e veja como se pode tornar um empreendedor de sucesso.

Embora seja cada vez mais discutido em Portugal e no mundo, ainda existe alguma falta de informação relativamente às terapias alternativas. Se para uns é uma forma de resolver e prevenir alguns problemas, para outros ainda é associado a algo "obscuro" ou com poucos resultados para a saúde, comparando diretamente com a medicina convencional.

Esperamos que este artigo o ajude a esclarecer algumas destas questões.

O que é medicina alternativa e quais os principais tipos?

Consideram-se práticas terapêuticas, terapias e medicinas alternativas ou não convencionais aquelas que partem de uma base filosófica diferente da medicina convencional, em que se aplicam processos específicos de diagnóstico e terapêuticas próprias.

Fitoterapia, acupuntura, homeopatia, medicina tradicional chinesa, naturopatia, osteopatia e quiropraxia são algumas das práticas terapêuticas mais conhecidas e que são contempladas pela legislação portuguesa, embora ainda existam bastantes países que não as reconheçam como tal.

Apesar de ainda haver alguma relutância em relação à medicina alternativa, a grande maioria destas práticas é milenar, isto é, começou a ser utilizada há milhares de anos pela humanidade, para o tratamento, de forma natural (uma vez que apenas dispunham dos recursos da natureza) para tratar ou ajudar a prevenir alguns problemas.

Se tem gosto e interesse por esta área, e possui também “veia empreendedora”, veja como abrir uma clínica de terapias alternativas em Portugal!

1- Crie um plano de negócios completo

Deve começar por colocar a sua ideia de forma escrita num plano de negócios completo, isto é, que inclua os diferentes tópicos relacionados com a abertura de uma empresa, entre os quais:

  • Em que consiste o negócio e quais os seus objetivos;

  • Missão e valores do projeto;

  • Público-alvo (a quem se dirige);

  • Análise e pesquisa de mercado e de concorrência, através do auxílio das análises SWOT e PEST;

  • Análise financeira, que inclua uma estimativa do investimento necessário e eventuais projeções de lucro;

  • Plano de marketing e comunicação, onde façam parte os 7 P's do marketing-mix.

2 - Defina a localização do espaço da tua clínica

Sendo esta uma atividade em que é exigido o contacto físico com os clientes para a execução dos serviços, por consequência, é também necessária a existência de um espaço físico para o exercício desses tratamentos.

Como tal, deve definir a localização estratégica do seu espaço, tendo em conta a análise de mercado e de concorrência realizada, assim como o público-alvo estabelecido.

Existe uma grande procura em grandes centros urbanos mas pouca oferta? Estão já estabelecidos bastantes players nos centros da cidade, mas fora de zonas mais "suburbias"? Deve avaliar algumas destas questões, de forma a poder tomar uma decisão ajustada aos interesses do seu público e ao mercado.

Seja qual for a sua escolha, é importante que o espaço tenha capacidade suficiente para a realização dos diferentes serviços, disponha de bons acessos, esteja bem comunicado e seja agradável de frequentar.

3 - Garanta o cumprimento de todas as normas legais para o exercício da atividade

Antes de exercer este tipo de atividade, deve informar-se e assegurar que compre todas as normais legais relacionadas com a abertura e funcionamento de um espaço de terapias alternativas.

Neste caso, as terapêuticas não convencionais ou medicinas alternativas estão enquadradas pela Lei nº 45/2003, de 22 de agosto e pela regulamentação, Lei nº 71/2013 de 2 de setembro, que é relativamente recente.

Adicionalmente, esta atividade carece de licenciamento, considerando a Portaria nº 182/2014 de 12 de setembro, que estabelece as obrigações de organização, funcionamento, recursos humanos e instalações da atividade.

Consulte todas as portarias associadas a cada tipo de terapêutica não convencional.

4 - Analise qual o investimento necessário

Antes de abrir formalmente a sua empresa, aconselhamos que analise apriori qual o investimento necessário para o estabelecimento da empresa. Deve incluir o investimento inicial para a criação de um consultório de medicinas alternativas, assim como os custos a ter todos os meses para assegurar a manutenção do espaço.

Ambos variam de acordo com o tamanho do espaço, localização, número de profissionais e entre outros fatores.

Custos iniciais

- Aquisição do imóvel (para compra ou arrendamento);

- Bens imóveis (prateleiras, cadeiras, mesas, secretárias, armários, balcão de receção, marquesas);

- Equipamentos profissionais relacionados com o exercício da atividade (em acupuntura, por exemplo, são necessárias agulhas, toalhas, desinfetantes e outros materiais);

- Equipamentos informáticos (computador, impressora, máquina de multibanco);

- Serviços de eletricidade, água e limpeza;

- Software de faturação e contabilidade;

- Documentação, legalização e licenciamento da empresa.

 

Custos Fixos

- Renda do espaço e/ou de eventual empréstimo bancário;

- Materiais utilizados nos serviços, como cremes, rolos de papel, desinfetantes, agulhas e entre outros;

- Salários dos colaboradores;

- Consumíveis (água, luz, internet, telefone);

- Serviços de Limpeza;

- Serviços e equipa de contabilidade.

Ao analisar o investimento necessário, deve fazer projeções financeiras em diferentes óticas: cenário otimista, pessimista e realista, de forma a avaliar se está preparado para cada uma dessas situações. Caso necessário, deve analisar a recorrência a eventuais fontes de financiamento para novas empresas.

5 - Abra a sua empresa de terapias não convencionais

Chega a altura de abrir a sua empresa formalmente, de acordo com a legislação em vigor em Portugal, sendo que pode abrir a sua empresa de forma particular ou através da associação a um franchising de medicinas alternativas.

Caso decida abrir de forma particular, deve estar informado acerca do CAE (Código de Atividade Económica) associado a esse tipo de atividade. Neste caso, o CAE mais utilizado geralmente é o seguinte:

  • CAE 86906 - diz respeito a outras atividades de saúde humana, nomeadamente, a fisioterapia, optometria, ortóptica, dietética, hidroterapia, massagem, ginástica médica, terapia, quiropodia, homeopatia, acupunctura, hipoterapia, psicologia e atividades similares, exercidas em consultórios privados, nos postos médicos das empresas, escolas, lares, no domicílio ou noutros locais

6 - Forme uma equipa de terapeutas especializados

O acesso às profissões das terapêuticas não convencionais depende da titularidade do grau de licenciado numa das áreas referidas nas práticas contempladas por lei e certificadas pela DGERT, na sequência de um ciclo de estudos compatível com os requisitos e qualificações fixados, sendo que atualmente as profissões de terapêuticas não convencionais que se encontram regulamentadas são:

  • Acupuntor;

  • Fitoterapeuta;

  • Homeopata;

  • Especialista de Medicina Tradicional Chinesa;

  • Naturopata;

  • Osteopata;

  • Quiroprático.

Adicionalmente, estes profissionais estão ainda obrigados a dispor de um seguro de responsabilidade civil no âmbito da sua atividade profissional.

De forma complementar, para além dos Terapeutas holísticos, para o correto funcionamento da clínica é também importante ter uma equipa de limpeza, pelo menos um rececionista para o atendimento aos pacientes e uma equipa focada na gestão da contabilidade e faturação do negócio.

O Vendus pode ser um ótimo complemento à sua equipa, uma vez que lhe permite otimizar a eficiência da gestão da contabilidade e faturação da sua clínica. Como? Ajuda-o a gerir e controlar o desempenho e rentabilidade do negócio, ao mesmo tempo que assegura a correta gestão e emissão das faturas associadas a cada cliente, de forma simples, rápida e intuitiva. Experimente, gratuitamente, durante 30 dias.

7 - Dê a conhecer a sua clínica aos seus pacientes

Se pretende ter sucesso no seu negócio, é essencial focar-se em comunicá-lo da forma certa, com a mensagem certa e no momento certo.

No caso de uma clínica de medicina alternativa, ainda se torna mais prioritário, tendo em consideração todos os mitos e falta de informação destas terapias e também o facto de existirem várias terapias.

Veja como atrair clientes para a sua clínica de medicina e terapias alternativas e como ser encontrado online.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.