Como abrir uma loja de bijuterias e joias em Portugal?

Blog / Empresas / Como abrir uma loja de bijuterias e joias em Portugal?
Como abrir uma loja de bijuterias e joias em Portugal?

As peças de bijuteria e joias são bastante procuradas pelos portugueses, em qualquer altura do ano. Isto torna este tipo de negócio tendencialmente lucrativo e de interesse para investimento. Saiba como abrir uma loja de bijuterias ou de joias em Portugal!

Embora seja comum as pessoas misturarem os conceitos de “bijuteria“ e “joia”, é importante entender as principais diferenças entre ambos.

Bijuterias vs Joias - o que são e quais as diferenças?

As bijuterias são peças produzidas com materiais de qualidade inferior, usualmente banhadas com tinta dourada ou prateada, ao contrário das jóias, que são feitas em prata ou ouro (também chamadas de “peças de ourivesaria”), essencialmente.

Um dos materiais mais utilizados pelas peças de bijuteria é o níquel, um material mais barato e que provoca alergias e irritações na pele a uma grande parte da população. Assim, as peças de bijuteria acabam por ser bastante mais baratas que as joias, tendo em conta a baixa qualidade dos materiais e falta de exclusividade, que lhes confere pouca durabilidade.

Como vimos, as joias são produzidas inteiramente por metais nobres e são desenhadas de forma exclusiva, o que lhes confere uma enorme durabilidade, que lhes permite seguir de geração em geração. Este posicionamento mais premium é refletido no seu custo, que é diretamente proporcional aos tipos de metais e pedras utilizados (diamantes, rubi, pérolas e entre outros).

Um estabelecimento que venda joias é obrigado a cumprir legislações exclusivas, que atestem a qualidade e legalidade das mesmas.

Passo-a-passo de como abrir uma loja de bijuterias em Portugal?

Passo 1- Faça um estudo de mercado e de concorrência

Antes de investir em qualquer ideia, é essencial fazer um estudo de mercado, de modo a auxiliá-lo a decidir que tipo de loja pretende abrir e em que mercado se pretende inserir: mercado das joias e/ou mercado da bijuteria.

Neste caso específico, conseguimos perceber que estes dois mercados são bastante distintos. Por exemplo, o mercado das joias tem bastante mais procura e concorrência pelos seus produtos, em comparação com o mercado da bijuteria e, de forma adicional, já é considerado um mercado bastante maduro, tendo em conta todas as alterações e transformações por que foi passando.

Para analisar este tipo de situações, é fulcral utilizar as diferentes ferramentas de análise externa: análise PEST, SWOT, 5 forças de Porter e entre outras.

De forma complementar, é importante conhecer de perto negócios semelhantes, de modo a perceber mais facilmente se é, realmente, algo com que se identifica e se valerá a pena todo o esforço e investimento necessários. Para tal, visite outras lojas e aproveite para estabelecer contacto com empresários do ramo.

Passo 2 - Invista num plano de negócios personalizado

Depois de decidir em que mercado pretende investir, deve passar toda a sua ideia de negócio para o papel. Um plano de negócios permite reunir todas as informações relativas ao negócio num único documento, desde:

Este tipo de informações serão fulcrais para desenhar toda a sua estratégia e perceber se a sua ideia será viável a curto, médio e longo prazo.

Mais uma vez, reforçamos que o posicionamento de uma loja de joias é bastante mais exclusivo do que uma loja de bijuteria, tendo em conta o tipo de materiais utilizados e, por isso, o público-alvo e valor das joias será, também ele, mais focado nas classes média, média alta e alta, embora englobe pessoas de todas as idades.

Conheça todas as vantagens de um plano de negócios.

Passo 3 - Escolha a localização da loja

Um dos pontos mais importantes e impactantes no sucesso de um negócio de venda ao público, como é o caso das bijuterias ou joalharias, é a localização do espaço de venda.

Dependendo da sua estratégia de negócio e público-alvo a atingir, pode optar por vender os seus produtos apenas online, apenas fisicamente ou em ambos. Não existe uma opção ideal, a escolha deverá ser baseada nos seus objetivos.

Caso opte por um espaço físico, deve escolhê-lo de forma estratégica, idealmente em locais com maior movimento de pessoas, como espaços comerciais ou grandes centros urbanos, embora também sejam locais com maior concorrência, naturalmente.

Para além disso, esses espaços devem ter sistemas de segurança sofisticados e de videovigilância, tendo em conta a tendência de assaltos neste tipo de lojas;

Passo 4 - Avalie todos os custos necessários para a abertura da loja

A sua ideia de negócio até poderá ser muito boa, mas se não trouxer lucro ao final de algum tempo, não será algo sustentável a médio e longo prazo. Mas como pode saber se é uma ideia lucrativa?

Numa fase inicial, é essencial reunir e definir quais os custos e investimentos previstos a curto, médio e longo prazo, para que possa avaliar o retorno da empresa em diferentes cenários - otimista, pessimista e realista - bem como a necessidade de recorrer a eventuais fontes de financiamento e apoios ao empreendimento.

Custos iniciais

  • Abertura da empresa;

  • Compra ou arrendamento do espaço da loja física;

  • Materiais de operacionalização e decoração do espaço, como montras, espelhos, vidros, armários, cadeiras e entre outros;

  • Sistemas de faturação no ponto de venda.

O Vendus é um Software de Faturação Online, simples, prático e intuitivo, que poderá ter um papel fulcral na gestão de todos os pedidos dos seus clientes, registar as entradas e saídas de stock das suas peças de bijuteria ou joias, gerir todos os fornecedores e emitir as respetivas faturas, de forma rápida e em qualquer local.

  • Ferramentas de apoio à faturação: computador, TPA, gaveta de dinheiro e entre outros;

  • Produtos para venda: joias e/ou bijuterias.

Custos decorrentes da atividade

Passo 5 - Abra, formalmente, a sua empresa

Se decidir que é para avançar com o negócio, chega o momento de abrir a sua empresa. Pode fazê-lo, essencialmente, de duas maneiras: online (através do serviço Empresa Online) ou num espaço físico (num Balcão Empresa na Hora). Terá um custo aproximado de 300€, que pode variar consoante o tipo de empresa.

Para tal, deve analisar qual o CAE ( Código de atividade económica) mais adequado à sua atividade. Mais uma vez, o CAE para uma joalharia é diferente do CAE para uma loja de bijuteria.

CAE Joalharia

  • CAE 47770 - Comércio a retalho de relógios e de artigos de ourivesaria e joalharia, em estabelecimentos especializados: compreende o comércio a retalho de relógios, joias, filigranas e de outros artigos de ourivesaria de metais preciosos ou de metais comuns folheados ou chapeados com metais preciosos.

Deve, ainda, informar-se acerca da legislação em vigor, nomeadamente o facto de existirem normas a cumprir na venda de artigos com metais preciosos.

CAE Bijuteria

  • CAE 47784 - Comércio a retalho de outros produtos novos, em estabelecimentos especializados: compreende o comércio a retalho especializado de artigos de drogaria (limpeza e manutenção), selos e moedas de colecção, lembranças e artesanato, artigos religiosos, bijutaria, armas e munições e de produtos não alimentares (não incluídos noutras subclasses).

Passo 6 - Forme a sua equipa de colaboradores

Tanto uma loja de bijuteria como de joalharia necessitam de colaboradores especializados na gestão e comercialização de todos os artigos.

Assim, é fundamental investir numa equipa de colaboradores com um nível de especialização e formação adequados ao tipo de produtos e serviços oferecidos. Por exemplo, imaginando que comercializa joias com pedras preciosas, estes profissionais devem ser capazes de oferecer um serviço personalizado, especializado no esclarecimento e auxílio dos clientes, de forma premium.

O número de funcionários da loja deve variar de acordo com o tamanho da loja e respetivo tráfego de clientes;

Passo 7 - Dê a conhecer a sua loja

Por fim, invista na comunicação da sua loja, de forma a angariar novos clientes e estabelecer uma relação de confiança com os mesmos, que os faça comprar e recomendar os seus produtos.

Deverá, por isso, criar um plano de comunicação e marketing personalizado à sua joalharia e bijuteria, que inclua a sua estratégia de canais de comunicação. Esta estratégia deverá ser focada na omnicanalidade, utilizando desde os canais mais tradicionais (TV, Eventos, Revistas, Rádio, Mupis e entre outros) aos mais digitais (Website, Redes Sociais, Google My Business e entre outros) - Descubra 5 dicas para vender online.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.