Agência de desenvolvimento de websites: Como captar clientes online?

Blog / Empresas / Agência de desenvolvimento de websites: Como captar clientes online?
Agência de desenvolvimento de websites: Como captar clientes online?

Nos últimos anos, tem-se assistido a uma exponencial procura por agências de desenvolvimento de websites ou web design. Faz parte de alguma? Então nada melhor que estar presente online para estar próximo dos potenciais clientes. Siga as seguintes 7 dicas para captar clientes online!

Podemos garantir-lhe que ter um site ou outro tipo de plataforma digital é uma das melhores formas de posicionar o seu negócio e permitir o contacto por parte de um número mais abrangente de clientes, provenientes de qualquer parte do mundo.

Cada vez mais empresas têm vindo a perceber isso mesmo, aumentando a procura por agências e empresas de criação de sites, visto que a maioria não tem recursos internos para o fazer diretamente.

Embora exista uma grande procura por serviços de web design, também existe cada vez mais oferta, o que torna desafiante chegar aos clientes. Mas tudo é possível com as dicas certas!

7 dicas para captar clientes para a sua empresa de criação de sites

Dica 1: Disponibilize um portfólio com os seus produtos e serviços

As agências são empresas especializadas na oferta de um conjunto de serviços relacionados com diferentes áreas, como serviços de marketing digital, fotografia e vídeo, comunicação e entre outros.

Como tal, e considerando o elevado nível de competitividade e exigência dos clientes, é fundamental criar um portfólio, com alguns dos seus trabalhos nas suas diferentes vertentes de atuação e para clientes distintos, de maneira a demonstrar a sua multiplicidade.

A apresentação visual é extremamente importante. Este portfólio deve espelhar os valores e missão da sua agência e, por outro lado, deve ser criativo e estar organizado de forma clara, de modo a poder apresentar os seus serviços aos clientes, como se de um cartão de visita se tratasse.

Ler mais: Passo a Passo para se tornar um programador web freelancer

Dica 2: Crie novas formas de contacto e atendimento

Até pode ter os melhores serviços, mas se o processo de contacto com os seus clientes é complicado, será difícil angariar e mantê-los.

Considerando o target que definiu quando abriu a empresa de criação de websites, procure criar diferentes formas de contacto, desde as mais tradicionais (telefone fixo ou telemóvel) às mais digitais (email, redes sociais, formulários de contacto, chatbots).

Caso opte pelas formas mais tradicionais, procure ter um horário de atendimento alargado e uma equipa de profissionais especializados nesse atendimento. Se tiver um escritório físico, pode também disponibilizar um horário de atendimento físico para alguns clientes que pretendam ter um contacto mais direto com a empresa.

Se, por outro lado, ou de forma complementar, quiser aproveitar todas as vantagens da tecnologia, aconselhamo-lo a utilizar o Whatsapp profissional, por exemplo, uma rede social que permite o contacto direto com os clientes, de forma rápida e à distância;

Dica 3: Aproveite o poder da digitalização

Hoje em dia, é difícil as empresas permanecerem saudáveis e manterem-se ativas sem se adaptarem aos meios digitais. O marketing digital tem um papel preponderante no sucesso das agências, uma vez que são uma forma rápida de divulgar os seus serviços a potenciais clientes, numa escala bastante maior, comparado com os meios tradicionais.

Uma das melhores formas de se tornar digital passa por criar um website próprio ou outro tipo de plataforma digital, como um blog, ainda para mais se o foco da sua agência é a oferta de serviços de web design. A partir deste tipo de plataforma pode dar a conhecer todas as informações acerca da sua agência, divulgar os seus serviços disponíveis, mostrar o seu portfólio, dar a conhecer a sua equipa de profissionais e alguns dos clientes com quem trabalha e muito mais.

Pode, ainda, aproveitar para utilizar formulários de contacto para que possíveis clientes possam pedir diretamente orçamentos ou entrar em contacto consigo para outro tipo de questões.

De modo a obter os resultados desejados, deve assegurar a otimização de todos os seus conteúdos, a partir de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e uma experiência de utilizador intuitiva.

Enquanto especialista nesta área, é fundamental tomar conhecimento de algumas das plataformas mais conhecidas para criação de um website, entre as quais a WixWordpressShopifyWooCommerce ou Weasy. No entanto, poderá também utilizar o Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos ou serviços online, sem necessidade de recorrer a sistemas complexos;

Dica 4: Ofereça diferentes métodos de pagamento

A população em geral cada vez menos utiliza dinheiro físico. Ao invés disso, tem vindo a explorar um conjunto de métodos de pagamento digitais, que vieram reformular a forma como as pessoas fazem as suas compras, a partir da simplificação dos processos.

Alguns dos métodos mais utilizados hoje em dia passam por Paypal, Cartão de Crédito, MB WAY (Portugal),  Apple Pay, Referência multibanco e há, até, quem já consiga pagar em algumas empresas a partir de moedas virtuais, as chamadas “criptomoedas”.

Assim sendo, deve adaptar-se a estas novas tendências e necessidades dos clientes, através da disponibilização um conjunto variado de métodos de pagamento, que não se cinjam a dinheiro, de modo a poder alargar o número de potenciais clientes;

Dica 5: Baseie-se numa tabela de preços para criação de sites

Por vezes, as agências ou empresas de criação de sites têm dificuldade em custear os seus serviços, uma vez que o nível de envolvimento, tempo despendido e tecnicidade podem variar bastante, conforme as diferentes necessidades dos clientes.

Como tal, deve procurar definir o preço dos seus serviços, de forma justa e equitativa para os diferentes clientes.  O preço praticado deve considerar o número de profissionais envolvidos, número estimado de horas despendidas, nível de trabalho, nível técnico, assim como alguns dos seus gastos fixos mensais e possíveis gastos variáveis.

De forma impulsionar a compra de certos tipos de serviços (que já tem mais ou menos ideia do seu valor médio) poderá fazer sentido criar diferentes pacotes de serviços.

Por outro lado, as avenças mensais são uma forma de oferecer preços mais competitivos para trabalhos a médio/longo prazo, como a manutenção do website;

Dica 6: Invista em publicidade paga

Sabe-se que grande parte das pessoas, atualmente, utiliza o Google para procurar o que precisam, nomeadamente uma agência ou empresa de criação de sites e web design.

Basta fazer uma breve pesquisa por, por exemplo, "agência de criação de websites” neste motor de pesquisa para encontrar inúmeros resultados, considerando o elevado nível concorrencial e o facto da maioria destas empresas estar presente, naturalmente, nos meios digitais.

Desta forma, uma das melhores de se destacar face às restantes empresas e aparecer nos primeiros resultados de pesquisa é a partir do investimento em publicidade paga, isto é, o investimento monetário num conjunto de canais, que incluem diferentes tipos de anúncios publicitários, personalizados para um segmento específico de clientes, com o objetivo de impulsionar as suas leads, como o preenchimento de um formulário de pedido de orçamento ou contacto por outro método, por exemplo.

A plataforma de anúncios mais utilizada é o Google Ads (plataforma de anúncios do Google) embora possa também anunciar através das redes sociais, como no Facebook e Instagram, a partir do Meta for Business.

Nota: A publicidade paga pode ter um grande impacto. No entanto, para que os resultados estejam ao seu melhor nível, é importante já ter uma forte presença ao nível orgânico, através de diferentes estratégias de SEO;

Dica 7: Promova-se em sites de freelancers

Existem algumas plataformas focadas na procura e disponibilização de serviços de criação de websites, normalmente em regime de freelancer, mas também enquanto agência.

Destacamos o Upwork, o Freelancer ou o People Per Hour, que poderá utilizar para encontrar possíveis clientes dos seus serviços, não só a nível nacional como internacional, se tiver esse objetivo.

Conheça os melhores sites para encontrar freelancers!

Podemos garantir-lhe que estas dicas podem ter um impacto extraordinário na captação de clientes para a sua empresa. Porém, é essencial investir noutros pontos essenciais para a empresa ser bem sucedida. Descubra 6 dicas para ter sucesso no seu negócio de desenvolvimento web e de criação de websites.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.