6 dicas para angariar clientes para agência de marketing

Blog / Empresas / 6 dicas para angariar clientes para agência de marketing
6 dicas para angariar clientes para agência de marketing

Muitas agências e empresas de marketing deparam-se com esta questão: “Como é que posso angariar mais clientes?”, que espelha o desafio em atrair clientes para o seu negócio, tendo em conta toda a competitividade no meio. No entanto, existem algumas dicas que pode utilizar. Saiba como conseguir clientes para a sua agência de marketing!

As empresas sobrevivem através de lucro, que lhes é trazido, em grande parte, através de um maior número de clientes. No entanto, se pretende abrir uma empresa ou agência de marketing, pode deparar-se com algumas dificuldades ou dúvidas na hora de definir as melhores estratégias para alcançar o seu público-alvo.

Como é que pode conseguir clientes para a sua agência ou empresa de marketing?

  • Site próprio

Quer tenha uma agência de marketing digital ou tradicional, é quase obrigatório ter um website próprio que inclua todas as informações acerca da sua agência, como a história, missão, serviços que oferece, portefólio com alguns dos principais trabalhos realizados, alguns números de sucesso (como número de: clientes, parceiros, trabalhos realizados e entre outros) e, bastante importante, algumas opções de contacto (como o telefone, e-mail, redes sociais).

De forma a otimizar os seus resultados, aposte em conteúdo otimizado ao nível de SEO (Search Engine Optimization) e, idealmente, opte por disponibilizar um formulário online para os interessados preencherem um conjunto de campos, de forma mais direta, a partir do seu website.

De modo a facilitar a criação do seu website, poderá utilizar Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos ou serviços online, sem necessidade de recorrer a sistemas complexos.

  • Tráfego pago

A grande maioria das pessoas utilizam o Google para procurar o que precisam. Essa tendência verifica-se também quando pretendem encontrar uma agência ou empresa de marketing, nos casos em que não têm nenhuma referência. Este fator explica o facto do investimento em tráfego pago ter aumentado exponencialmente nos últimos anos, especialmente por parte de empresas digitais.

O tráfego pago diz respeito ao investimento monetário num conjunto de canais, que incluem diferentes tipos de anúncios publicitários, personalizados para um segmento específico de clientes, com o objetivo de impulsionar as suas leads, como o preenchimento de um formulário de pedido de orçamento ou contacto por outro método, por exemplo. Posto isto, a publicidade paga pode ser bastante útil, se já possui uma forte presença orgânica, uma base de dados qualificada, pretende alcançar um maior número de clientes ou atingir um determinado KPI.

A plataforma de anúncios mais utilizada é o Google Ads (plataforma de anúncios do Google) embora possa também anunciar através das redes sociais, como no Facebook e Instagram, a partir do Meta for Business.

  • Redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia de grande parte das pessoas, quer de forma pessoal como profissional. Por este motivo, procure construir uma presença online, através das redes sociais que mais se adaptam aos seus objetivos de negócio, criando uma estratégia de conteúdos consistente e apelativa, com o objetivo de dar a conhecer o seu negócio e atrair potenciais clientes.

Aproveite o poder do Instagram para partilhar algumas dicas, curiosidades, mitos, mostrar alguns dos seus trabalhos ou feedbacks de alguns dos seus clientes. Por outro lado, procure ter uma presença forte no Linkedin, tendo o seu perfil otimizado e atualizado, partilhando conteúdos mais informativos e profissionais, como alguns artigos ou alguns trabalhos onde tenha estado envolvido.

  • E-mail marketing

Um dos fatores mais poderosos de um website é a oportunidade de poder disponibilizar um formulário para os clientes solicitarem algum tipo de informação acerca dos seus serviços ou subscreverem a sua newsletter, se tiver.

Este tipo de ações, embora pareçam simples, são uma forma de adquirir uma das coisas mais procuradas atualmente: dados! Neste caso, dados altamente qualificados, porque são de pessoas que já estiveram no seu website a conhecer os seus serviços e, eventualmente, possíveis interessadas em trabalhar consigo.

A partir destes dados, pode recorrer a ações de e-mail marketing, partilhando conteúdos de interesse do seu público-alvo, como alguns casos de sucesso, eventuais planos ou promoções dos seus serviços, feedbacks de clientes e entre outro tipo de conteúdos, como forma de angariar e/ou reter atuais e futuros clientes.

  • Rede de contactos (networking)

Uma das formas mais impactantes de angariar e reter clientes é a partir de boas relações, isto é, através de profissionais especializados no contacto com os clientes, em ouvir as suas necessidades, encontrar soluções ou facilitar o contacto com as equipas responsáveis pelas respostas para os seus problemas.

No caso das agências, procure criar uma equipa ou ter, pelo menos, alguns profissionais responsáveis pela análise dos briefings dos clientes, garantir que estes estão satisfeitos, que continuarão a utilizar os seus serviços e a recomendá-los - os Key Account Managers.

Se criar uma boa imagem com os seus clientes, é provável que esse feedback positivo passe diretamente para outros profissionais na área, o que corresponde a uma maior probabilidade de angariar novos clientes e fortalecer o seu branding.

  • Plataformas de trabalho online

Existem algumas plataformas focadas na oferta e procura de profissionais e clientes na área do marketing. Entre esses sites, destacam-se o Upwork, o Freelancer ou o People Per Hour, que poderá utilizar para encontrar possíveis clientes dos seus serviços, não só a nível nacional como internacional, se tiver esse objetivo.

Adicionalmente, este tipo de plataformas podem ser bastante úteis para alcançar um público altamente qualificado, embora a competitividade também seja bastante elevada.

Estas são apenas algumas dicas que poderá aplicar para angariar clientes para a sua agência de marketing, embora deva também conhecer alguns dos principais desafios das agências de marketing e dicas para os resolver e gerir da melhor forma a sua a agência. Para tal, conheça algumas ferramentas essenciais para uma agência de marketing.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.