Como atrair clientes para a sua clínica de medicina e terapias alternativas?

Blog / Empresas / Como atrair clientes para a sua clínica de medicina e terapias alternativas?
Como atrair clientes para a sua clínica de medicina e terapias alternativas?

A medicina tradicional é a opção escolhida pela maioria das pessoas para tratar e prevenir eventuais sintomas, embora as terapias alternativas já sejam uma opção de tratamento, complementar ou exclusiva, para outra parte da população. Tem uma clínica terapêutica? Então veja como atrair pacientes para a sua clínica!

A medicina e terapias alternativas têm ganho um especial destaque durante os últimos anos, tendo em conta todas as vantagens associadas, assim como o feedback positivo partilhado pelos pacientes, ao experienciar uma melhoria na sua saúde e bem-estar .

Este facto é representado pelo crescimento do número de pacientes a solicitar este tipo de serviços e, consequentemente, no aumento do número de clínicas. No entanto, uma vez que existem mais players no mercado, isto é, um maior número de clínicas e centros de medicina alternativa, torna-se mais desafiante atrair clientes.

Em contrapartida, existem algumas estratégias e dicas que pode utilizar para conseguir mais clientes para a sua clínica de terapias não convencionais. Conheça algumas!

  • Organizar e participar em eventos

Os eventos são uma ótima forma de dar a conhecer a sua clínica, criar relações com fornecedores, conectar-se com outras clínicas, atrair profissionais especializados na área (nomeadamente, terapeutas alternativos), bem como atrair clientes (pacientes).

Pode utilizar estes meios de duas formas essenciais: marcar presença em eventos e conferências  externas organizados por instituições e outras clínicas ou realizar os seus próprios eventos, idealmente, na sua clínica.

A primeira opção não só é uma maneira de atrair clientes, como é ainda uma excelente forma de adquirir uma maior rede de networking, conhecimento acerca da área e da sua concorrência, bem como manter-se atualizado em relação ao mercado.

Por outro lado, a segunda opção permite-lhe criar os seus próprios workshops, discussões, formações ou simplesmente um dia aberto na sua clínica - uma oportunidade para os seus possíveis clientes visitarem diretamente o seu espaço e ganharem uma “vontade extra” de utilizar os seus serviços.

  • Fazer live streamings: os famosos “diretos” a responder questões

Considerando o facto de ainda existir alguma falta de informação e, por consequência, muitos mitos associados à medicina alternativa, é essencial esclarecer o seu público-alvo.

Existem milhões de pessoas com sintomas de ansiedade, problemas de sono ou dores cervicais, por exemplo. No entanto, só uma pequena parte da população, nomeadamente em países mais orientais (China, Japão, Índia, Tailândia…) é que vêem as terapêuticas alternativas como uma possível solução.

Se o grande problema se pode centrar na falta de informação, as redes sociais podem ter um papel preponderante nessa partilha, especialmente a partir de live streamings com Terapeutas e outros profissionais holísticos, que sejam capazes de responder a algumas questões relevantes, de forma interativa e didática com o seu público-alvo.

  • Publicidade paga

Já lhe aconteceu ter uma dor de cabeça ou a famosa dor de costas e utilizar o Google como motor de pesquisa para tentar entender o significado dessa dor ou encontrar um possível tratamento?

Assim sendo, se pretende atrair potenciais pacientes, é fulcral que a sua clínica apareça nos primeiros resultados deste motor de pesquisa. Isso só é possível através de um website otimizado para SEO e, idealmente, com o impulso da publicidade paga.

O investimento em publicidade paga é uma ótima maneira de criar comunicações segmentadas e personalizadas, isto é, de alcançar o público que pretende na altura certa e com a mensagem certa.

Desta maneira, utilizando um exemplo simplista, se investir nas keywords “dores de costas”, a sua plataforma online terá mais probabilidade de aparecer logo nos primeiros resultados de pesquisa, se tiver conteúdo relacionado com o tema (pressupondo uma boa otimização do mesmo).

A plataforma de anúncios online mais utilizada hoje em dia é o Google Ads, que lhe permite criar anúncios personalizados e adaptados aos seus objetivos, ao tipo de pesquisa, bem como ao tipo de produto e ou serviço.

  • Newsletters personalizadas

O e-mail é um forte canal de comunicação para as empresas interagirem com os seus atuais, antigos e potenciais clientes, a partir de comunicações personalizadas e conteúdo de qualidade, sendo uma ótima forma de investir em marketing de conteúdo.

Para isso, é fundamental ter acesso a uma base de dados forte, com dados relevantes acerca do público que pretende atingir e com a respetiva autorização.

Tendo autorização expressa para comunicar com o seu público-alvo através do e-mail, deve aproveitar este canal para criar e partilhar conteúdo exclusivo. Exemplo de conteúdo:

  • Conteúdo didático (respostas a algumas das principais dúvidas dos pacientes);

  • Vantagens da acupuntura;

  • Benefícios das terapias;

  • Quais as técnicas de massagem existentes;

  • Em que consiste a massoterapia, homeopatia, fitoterapia, aromaterapia ou medicina chinesa;

  • Dicas de especialistas;

  • Campanhas exclusivas;

  • Packs de produtos e entre outros.

Idealmente, este conteúdo deve ser segmentado e personalizado ao target de envio, de maneira a ajudar-se facilmente às suas necessidades e objetivos.

Pode, ainda, aproveitar para oferecer um desconto associado à marcação do primeiro serviço, caso subscreva a newsletter e demonstrar quais as vantagens associadas a essa subscrição.

  • Partilhar reviews

Muitas das vezes, as pessoas carecem de uma prova social de que algo “é bom” para ganharem confiança e investirem em determinado objetivo ou serviço, daí o marketing "boca a boca" ter tanto impacto.

No caso específico das terapêuticas alternativas, tendo em consideração todos os tabus e mitos, assim como a falta de informação associada, ainda se torna mais essencial a partilha de experiências reais.

Deste modo, estimule a partilha de reviews por parte dos seus clientes nas suas redes sociais (com imagens ou vídeos de antes e depois, por exemplo), no seu website, no Google My Business e em outras plataformas online: saiba como fazer com que a sua clínica de medicina alternativa seja encontrada online.

Caso tenha orçamento disponível e veja que se enquadra com os seus objetivos e necessidades, pode também fazer parcerias com alguns Influenciadores Digitais, que certamente terão um maior alcance e poderão recomendar os seus serviços. Nesse caso, pode oferecer alguns dos seus serviços e, em troca, estes profissionais partilham o seu feedback, de forma realista e pessoal com os respetivos seguidores.

Nota: este tipo de parceria deve ter em consideração a estratégia desenhada no plano de negócios da sua clínica.

 

Por fim, é importante realçar que não basta atrair novos clientes ou ter um grande número de clientes para o seu negócio funcionar. É imprescindível garantir uma boa gestão de todos os recursos e assegurar o cumprimento de uma estratégia a longo prazo, que permita ter cada vez maiores resultados e fidelizar os clientes.

Veja todos os passos a seguir para abrir uma clínica de terapias alternativas e espreite 10 dicas para ter sucesso no seu negócio, desde oferecer o melhor atendimento dos pacientes a colaborar com um grupo de profissionais de alta qualidade.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.