Como aumentar as vendas de uma agência de viagens?

Blog / Empresas / Como aumentar as vendas de uma agência de viagens?
Como aumentar as vendas de uma agência de viagens?

Tem uma agência de viagens e pretende angariar mais clientes ou aumentar as suas vendas? Então descubra as melhores formas para aumentar as vendas de uma agência de viagens e destacar-se na área do turismo!

O mercado de turismo é bastante competitivo, na medida em que existe uma forte concorrência, por parte das variadíssimas operadoras de turismo presentes. Como tal, pode tornar-se difícil para os agentes de viagens criarem maneiras de aumentar as vendas das suas agências e manterem-se em destaque face às agências concorrentes.

Para isso, é essencial desenvolver um plano de marketing eficaz, com ações centradas na geração de leads que, neste caso, se centrem no aumento das vendas e na construção de relações de valor com os clientes, de forma adaptada às necessidades do negócio e do respetivo público-alvo.

Descubra 5 formas de aumentar as vendas da sua agência de viagem!

  • Conheça bem o seu público-alvo (target)

Visto que as agências de turismo e viagens podem diferir umas das outras, o mesmo acontece com os seus clientes, isto é, existem agências mais focadas em turismo rural, outras em luas-de-mel e outras em organização de atividades mais radicais, por exemplo. Por consequência, é lógico que cada uma destas empresas também atraia diferentes tipos de clientes.

Este pequeno exemplo demonstra que se não souber para quem está a comunicar e quem serão os tipos de pessoas a utilizar os seus produtos e serviços, será impossível alcançar resultados positivos.

Sendo assim, um dos primeiros passos a tomar, ainda durante o processo de criação da agência de viagens, é definir qual o público-alvo da sua agência, de modo a poder estabelecer uma estratégia de crescimento de vendas bem sucedida.

Quem é o seu cliente? O que procura? Localiza-se em que zona? Que serviços pretende? Considere algumas destas questões para definir a sua persona, ou seja, o/os tipo/s de cliente/s que pretende impactar.

Tendo uma persona bem definida, mais facilmente comunicará com o público correto, de forma apropriada e no tempo mais oportuno;

  • Ofereça promoções exclusivas

O público em geral adora uma boa promoção, principalmente em grandes viagens e em alta temporada (datas comemorativas, verão, férias de Natal, férias da Páscoa, Carnaval, feriados e entre outras), onde os preços são, geralmente, mais elevados. Como tal, este fator (preço) acaba por ser também um fator de decisão de compra.

Deste modo, procure oferecer diferentes tipos de promoções que incentivem a compra em diferentes épocas, desde:

- Ofertas sazonais em destinos com menor procura;

- Pacotes de viagens com vários serviços incluídos que compensem a compra conjunta. Exemplo: Pack de voo + hotel + seguro de viagem + transferes + algum tipo de atividade/desconto em atividades;

- Desconto especial de Black Friday, Saldos ou outros momentos comerciais;

- Entre outras promoções, que sejam adaptadas ao seu público-alvo;

Nota: É importante que as promoções tenham uma data ou quantidade limite para que os seus clientes as interpretem com urgência e/ou escassez, tornando-se em “ganchos” para alavancar as vendas Por outro lado, assegure sempre uma margem de lucro mínima da sua agência;

  • Garanta a flexibilidade do pagamento.

Hoje em dia, as pessoas procuram soluções rápidas, simples e acessíveis, nomeadamente no que diz respeito aos pagamentos das suas compras.

Assim sendo, uma das estratégias para vender mais e garantir uma boa experiência de compra dos clientes é através da disponibilização de variados métodos de pagamento, adaptados ao perfil e às necessidades do seu público-alvo, assim como ao tipo de espaço da sua agência (espaço físico e/ou remoto).

Caso opte por ter um espaço físico, é importante disponibilizar o pagamento por cartão de débito ou crédito, através de um TPA multibanco, com possibilidade de utilização de cartões Apple Pay, MB Way ou outros cartões digitais, com pagamento por contactless ou QR code.

Tendo uma loja online, aconselhamos que autorize o pagamento via Paypal, cartão de débito ou crédito (Visa ou Mastercard) ou MB Way.

Em ambas as situações pode, ainda, oferecer a possibilidade de pagamento por transferência bancária, bem como dar a oportunidade dos clientes recorrerem a eventuais serviços de financiamento, com ou sem juros, através de pagamentos parcelados.

  • Aposte na sua presença digital

Investir na tecnologia e em estar presente em meios digitais, não só é bastante importante para criar visibilidade e potenciar as vendas do seu negócio, mas também como estratégia de marketing para se tornar bem sucedido e adaptar-se às necessidades do seu público-alvo.

Uma vez que a população em geral se está a tornar cada vez mais digitalizada, isto é, utiliza progressivamente mais ferramentas e equipamentos tecnológicos no seu dia a dia e está presente em diferentes canais de comunicação digitais, é imprescindível que a sua agência acompanhe estas tendências, mais propriamente em relação às necessidades e padrões do seu público-alvo.

Como tal, deixamos aqui alguns canais digitais onde pode ser determinante estar presente, de forma estratégica:

  • Website: disponha de um bom website, onde possa criar uma identidade online da sua empresa, através da disponibilização dos contactos e informações relativas à sua agência, assim como da partilha de conteúdo relevante, como dicas e conteúdo relacionado com o que a sua agência de viagem pode oferecer aos clientes ou conselhos úteis para os viajantes, por exemplo. Nota: o website deve estar otimizado ao nível de SEO (Search Engine Optimization), ser simples, adaptado a mobile e acessível;

  • Tenha uma presença forte em diferentes redes sociais, entre as quais:

- Whatsapp: permite-lhe estabelecer um relacionamento direto e comunicar de forma simples com os seus clientes e potenciais clientes;

- Instagram, Facebook e YouTube: oportunidade para partilhar fotos e vídeos relacionados com os serviços que oferece e as viagens que disponibiliza;

- LinkedIn: essencial para criar uma imagem corporativa da sua agência de viagens ou partilhar pacotes de viagens corporativas, se este for um dos seus focos;

  • Google My Business: uma plataforma gratuita da Google, na qual pode registar e colocar todas as informações da sua empresa e onde os seus clientes têm a possibilidade de deixar avaliações e comentários;

  • E-mail marketing e Newsletters: são uma oportunidade valiosa para realizar comunicações segmentadas e personalizadas aos diferentes tipos e necessidades das suas personas. Hoje em dia, as newsletters são uma ótima forma de aumentar as vendas ou criar outros pontos de conversão em leads, pois possibilita a partilha direta de conteúdos específicos, como promoções ou pacotes especiais, de forma mais visual e personalizada a cada pessoa;

  • Influenciadores Digitais: pode, ainda, aproveitar o poder de alcance dos Influencers ou Influenciadores Digitais para se associar, através da oferta de viagens ou experiências, com o intuito de estimular a partilha das suas próprias experiências (quase como prova social) e, assim, trazer maior tráfego e vendas para o seu negócio.

O futuro do marketing digital passa pela adoção de uma estratégia diversificada, adaptada a cada canal e, essencialmente, ajustada ao seu público. Conheça outras estratégias de marketing digital para agências de viagem.

  • Invista em anúncios pagos

Uma das melhores maneiras de atingir o seu público-alvo no momento certo e com a mensagem adequada, é a partir de anúncios pagos.

Fazer anúncios estratégicos, nomeadamente online, é uma das formas mais rápidas e eficientes de atração de novos e atuais clientes, uma vez que têm a grande vantagem de poderem ser altamente segmentados. Ou seja, a sua agência pode optar por “quem”, “quando” e “onde” será impactado pelo anúncio, considerando os interesses e os objetivos do seu público-alvo, tornando a possibilidade de conversão ainda maior.

A publicidade paga não só é extremamente eficaz para aumentar as vendas, como também é determinante para potenciar o alcance da marca, de forma mais rápida.

No entanto, o tráfego pago deve ser implementado de forma complementar com uma estratégia de tráfego orgânico (SEO).

 

Obviamente que assegurar um bom atendimento ao cliente ou investir em técnicas de vendas são também uma oportunidade valiosa para gerar confiança com os potenciais clientes e potencializar as vendas.

Ao compreender estas estratégias, os agentes de viagens podem desenvolver uma abordagem abrangente que os ajudará a aumentar as suas vendas e a maximizar o seu potencial de receitas. No entanto, da mesma forma que pretende aumentar as vendas da agência, é fulcral garantir uma boa gestão do fluxo dos seus clientes, que só é possível a partir de um bom sistema de gestão, faturação e CRM.

O Vendus é o software de faturação ideal para quem procura uma solução tecnológica acessível para gerir e controlar o desempenho e rentabilidade do negócio, assim como acompanhar o crescimento do mesmo. Pode ser utilizado em vários dispositivos e em mobilidade, adaptando-se a um escritório físico ou ao trabalho remoto. Experimente, gratuitamente, durante 30 dias.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.