Clínica de Medicina Alternativa: 10 dicas para um negócio de sucesso

Blog / Empresas / Clínica de Medicina Alternativa: 10 dicas para um negócio de sucesso
Clínica de Medicina Alternativa: 10 dicas para um negócio de sucesso

Abrir um negócio próprio é um verdadeiro desafio, principalmente para quem nunca empreendeu. Tem ou pretende abrir um espaço de terapias alternativas? Reunimos 10 dicas para ter um negócio de sucesso e apoiá-lo neste processo.

O sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores, uns internos e outros externos aos negócios.

Relativamente aos fatores externos, como as características do mercado ou o nível concorrencial, embora não sejam fatores que possa controlar, deve estar a par de todos esses dados e fazer análises constantes, de forma a poder adaptar-se a possíveis mudanças. Por exemplo, supondo que o mercado das terapias alternativas está com uma procura acima da média, pode fazer sentido ser mais “agressivo” nas suas comunicações e ofertas, assim como expandir a sua clínica.

Por outro lado, os fatores internos dizem respeito às características do seu negócio e que podem ser controláveis. Deve ter em consideração todos os aspetos definidos no plano de negócios estabelecido na abertura do espaço de terapias alternativas para analisar todos esses pontos, entre os quais os custos que está a ter, softwares de gestão utilizados ou as características do serviço prestado, a título de exemplo.

Existem pequenas dicas que, elaboradas de forma estratégica e bem implementadas, podem potenciar o sucesso de um negócio.

Espreite 10 dicas para uma clínica de terapias alternativas de sucesso!

1. Invista na qualidade do atendimento

Sendo este um negócio de prestação de serviços de saúde e bem-estar, é fundamental garantir que oferece um atendimento de qualidade aos seus pacientes.

Esta “qualidade” pode estar diretamente relacionada com a simpatia e disponibilidade de todos os colaboradores (desde a rececionista aos Terapeutas) e na transparência e clareza na forma de comunicação.

De modo complementar, é importante assegurar a existência de uma equipa de atendimento e apoio ao cliente, nas fases do “antes”, “durante” e “após” os tratamentos, com quem os pacientes possam contactar através de diferentes meios de comunicação (WhatsApp, telefone ou e-mail, por exemplo).

2. Utilize uma variedade de técnicas e serviços

Como se costuma dizer, na área das terapias alternativas existem serviços, isto é, tipos de práticas terapêuticas para “todos os gostos”.

A acupuntura, homeopatia, osteopatia, medicina chinesa, reiki ou a fitoterapia são algumas das terapias mais reconhecidas, embora existam muitas outras.

Avaliando o seu público-alvo e as necessidades do mercado, deve disponibilizar um leque de serviços variado, uma vez que muitas dessas práticas são complementares entre si. Quanto mais completa e variada for a sua oferta, maiores as chances de ter uma clínica de sucesso.

Nota: não pode deixar que a quantidade de serviços influencie a qualidade prestada. A qualidade deve estar garantida.

3. Fortifique o seu marketing de conteúdos

Embora a medicina convencional seja conhecida e reconhecida por (praticamente) toda a população, mesmo que nem todos tenham acesso aos cuidados de saúde, o mesmo não acontece com a medicina não convencional.

Existe ainda bastante falta de informação relativamente a estas práticas, o que torna mais necessário que sejam as próprias clínicas e entidades prestadoras destes serviços a dar a conhecer um pouco mais todas as especificidades.

Procure investir numa estratégia de marketing de conteúdo, através de diferentes canais (redes sociais, website, eventos e conferências), em que aborde temas de relevância para o seu público-alvo, entre os quais as diferenças entre as terapias, qual/ais as práticas mais recomendadas para certos sintomas, mitos associados às terepias e entre outros temas de interesse.

4. Forme uma equipa de colaboradores especializados

Tal como existem variadas terapias alternativas, também há diferentes profissionais especializados em cada uma, sendo que apenas algumas destas profissões se encontram contempladas por lei portuguesa e certificadas pela DGERT.

Atualmente, as profissões de terapêuticas não convencionais que se encontram regulamentadas são a de Acupuntor, Fitoterapeuta, Homeopata, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, Naturopata, Osteopata ou Quiroprático, por exemplo.

Para o correto e legal funcionamento da sua atividade, é essencial garantir a existência deste tipo de profissionais, com as habilitações necessárias ao exercício da sua atividade.

Por outro lado, embora possa trabalhar com outros Terapeutas holísticos, estes profissionais devem também demonstrar ter conhecimentos adequados e atualizados. Descubra como pode ser um Terapeuta de sucesso.

5. Disponha de formação contínua

Relacionado com a dica anterior, não basta ter uma equipa de profissionais altamente formados e especializados nas respetivas áreas de atividade.

Tendo em conta os avanços tecnológicos e não só, embora a maioria destas práticas seja milenar, é possível surgirem algumas adaptações e melhorias em algumas destas técnicas, com o intuito de promover uma maior saúde e bem-estar dos pacientes.

Como tal, deve estimular e investir na formação constante da sua equipa.

6. Mantenha um espaço agradável

Ninguém quer ter dificuldades de acesso a algo ou estar constantemente a ouvir ruído vindo do exterior.

Deste modo, é super importante escolher uma localização adequada para o seu espaço, em concordância com o seu público-alvo. É recomendado estar em grandes centros urbanos, onde existe bastante tráfego de pessoas, embora seja mais propenso ao barulho e agitação.

O espaço em si deve, portanto, ter proteções acústicas, de modo a prevenir os ruídos exteriores e mesmo entre as salas dos diferentes serviços prestados.

Por outro lado, deve ter espaço suficiente para armazenar todos os materiais necessários ao exercício das práticas, bem como para ter uma sala de espera onde os pacientes possam aguardar de forma calma.

7. Invista num bom sistema de faturação e contabilidade

Para a sua clínica ser bem sucedida, é fundamental existir uma boa gestão a todos os níveis. Para isso, deve ter uma equipa de profissionais focados na gestão, na contabilidade, na faturação da empresa e na atração e fidelização dos seus clientes.

Assim, é essencial utilizar ferramentas de apoio adequadas para gerir todos estes aspetos, nomeadamente um bom software de gestão, faturação, contabilidade e CRM. Já conhece o Vendus?

Se procura um software de faturação, gestão e contabilidade, o Vendus é o software ideal para o seu negócio. Permite-lhe gerir os vários clientes, vendas e stocks, assim como controlar o desempenho e rentabilidade do negócio, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Pode utilizar este software de Faturação e POS a partir de 0,26€/Dia ou experimentar gratuitamente, durante 30 dias.

8. Utilize um sistema de marcação digital / agenda digital

Ainda relacionado com ferramentas de apoio, também é bastante relevante recorrer ao apoio de plataformas especializadas na gestão das marcações.

Tendo em consideração as características do seu público-alvo e o fluxo dos seus pacientes, este tipo de plataformas podem ser uma mais-valia na gestão e organização de todas as consultas, permitindo que todos os profissionais tenham acesso às suas marcações, possam utilizar diferentes filtros e receber avisos, por exemplo.

AppointletCalendly, Reservio, Setmore ou SimplyBook.Me são alguns exemplos de plataformas criadas para esse fim.

9. Aproveite o poder do marketing digital

A comunicação online veio revolucionar a forma como as pessoas acedem e consomem informação.

Se há uns anos, os mupis, outdoors, a rádio e a televisão eram canais de destaque para promover as marcas, hoje em dia as redes sociais, os websites e outros canais online vieram revolucionar as tendências até então.

Desta forma, é imprescindível, e praticamente obrigatório, que a sua clínica tenha um forte posicionamento online: veja como fazer com que a sua clínica de terapia seja encontrada online.

10. Invista numa equipa de fidelização e apoio ao cliente

As clínicas de terapias alternativas não são apenas procuradas e destinadas para resolver problemas de saúde. São utilizadas para prevenir o aparecimento de certos sintomas ou simplesmente garantir a qualidade de vida, de forma continuada.

Como tal, embora os clientes possam ir ao encontro dos seus serviços apenas com o objetivo de fazer um único tratamento, deve criar formas de os estimular a utilizar outro tipo de serviços ou comprar um pacote de tratamentos completo.

Complementarmente, deve assegurar uma boa experiência de cliente, que o faça querer voltar e recomendar a sua clínica.

Para tal, pode ser inteligente criar uma equipa especializada na fidelização de clientes, que faça todo o acompanhamento durante e posteriormente aos tratamentos, que seja capaz de esclarecer eventuais dúvidas, assim como pedir feedbacks para melhoria contínua.

 

Por fim, tenha o hábito de medir resultados de forma constante, através da comparação com KPIs previamente estabelecidos para o seu negócio.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.