Como abrir uma empresa de criação de sites e web design?

Blog / Empresas / Como abrir uma empresa de criação de sites e web design?
Como abrir uma empresa de criação de sites e web design?

Hoje em dia, são cada vez mais os negócios que pretendem digitalizar-se para estar mais próximos dos seus clientes. Grande parte deles, vêem a criação de sites como a melhor oportunidade de o fazer. Descubra como abrir uma empresa de criação de websites em Portugal!

É comum ouvirmos que quem não está presente online nos dias que correm, não está presente de todo. Isto pode parecer exagerado ou nem se adaptar a alguns tipos de negócio.

No entanto, segundo o Estudo Digital Global 2022, nos tempos que correm, estima-se que a internet seja utilizada por 5 mil milhões de pessoas, em média em todo o mundo. Sendo que este valor tem vindo a aumentar todos os anos.

Adicionalmente, em Portugal cerca de 45,5% das pessoas compra algo online todas as semanas (quase metade da população) e navegam, aproximadamente, 8 horas por dia.

Estes dados são apenas um pequeno reflexo do poder e da tendência do crescimento do online nos últimos anos que, a posteriori, impacta muitas outras atividades e áreas de atuação.

A criação de websites e o web design são algumas das profissões que têm vindo a ganhar um destaque especial e maior procura. Pretende empreender nesta área? Siga estes 7 passos e torne-se um especialista em criação de sites.

Passo-a-passo para abrir uma empresa de criação de sites e web design

1. Faça um estudo de mercado

Antes de tomar a decisão de investir em algo, é fulcral entender se é, realmente, um bom negócio. Para isso, nada melhor do que começar por investigar o mercado.

Procure diferentes fontes de informação, de forma a conhecer todos os detalhes do mercado digital, mais propriamente da criação e utilização de websites no mundo e em particular em Portugal.

Pode recorrer a diferentes fontes, como artigos, revistas, jornais, livros, reports (o Hootsuite disponibiliza diferentes reports nesta área da tecnologia) e entre outros. De forma completar, pode optar por fazer os seus próprios estudos de mercado, através de questionários e outro tipo de investigações a possíveis clientes ou à população em geral.

Seja quais forem as fontes de informação utilizadas, existem perguntas às quais é fulcral obter respostas: Qual o estado da procura e oferta no mercado? Qual é e como é a concorrência? Quais os serviços mais procurados e oferecidos?

Adicionalmente, sugerirmos que utilize algumas ferramentas de análise, como a Análise PEST, 5 Forças de Porter ou a análise SWOT, de forma a facilitar e guiar todo este trabalho.

2. Elabore um plano de negócio

Já tem a certeza que é o mercado certo para investir? Então comece a planear o negócio.

Elabore um plano de negócio, onde explore toda a sua ideia em detalhe. Nesse plano, deve incluir algumas destas informações essenciais:

  • Estudo de mercado;

  • Análise da concorrência;

  • Definição do target e personas;

  • Elaboração da ideia em detalhe;

  • Missão e valores da empresa;

  • Marketing-mix;

  • Investimento necessário;

  • Possíveis necessidades de financiamento;

  • Plano de comunicação;

  • Entre outras.

A partir deste plano, já terá uma espécie de “manual”, isto é, uma base de apoio para as restantes fases do processo.

3. Defina a localização

Se há uns anos, o mais comum seria ter uma empresa com espaço físico, neste momento, a localização é cada vez mais um tema a ter em consideração quando se cria um negócio.

Embora possa variar de empresa para empresa, atualmente, e na generalidade dos casos, para montar uma empresa de criação de sites só precisa de um computador, internet, colaboradores especializados e conhecimento.

Como tal, uma vez que se trata de um negócio que se pode perfeitamente de forma remota, pode ser bastante mais ágil trabalhar em regime de home office.

Por outro lado, se vir que este modelo não se encaixa bem com os seus objetivos e forma de trabalho, pode sempre optar por estar presente num local físico, com todos os equipamentos que necessita. Esse local deve assegurar o trabalho propriamente dito, a possibilidade de receber clientes, assim como a realização de reuniões com clientes, de forma remota ou presencial.

Pondere bem os pros e contras de cada opção, uma vez que a decisão terá um grande impacto ao nível do seu orçamento.

4. Abra a empresa, seguindo todos os passos legais

Chegou a hora de abrir a sua empresa. Para o fazer, conheça todos os passos e custos a cumprir para abrir uma empresa em Portugal.

Um desses pontos é a definição da Classificação da Atividade Económica, o chamado CAE.

Neste caso específico, o CAE pode variar bastante, de acordo com todos os serviços que forneça, pese embora o CAE mais utilizado seja o seguinte:

CAE 62010 - Atividades De Programação Informática: Compreende as atividades de conceção, desenvolvimento, modificação, teste e assistência a programas informáticos (software), de acordo com as necessidades de um cliente específico. Inclui, ainda, a programação de sistemas, de aplicações, de bases de dados e de landing pages.

5. Estime os custos necessários

Para avaliar o potencial de desenvolvimento e sustentabilidade do negócio, é fulcral analisar todos os custos necessários, quer a curto como a longo prazo.

Como vimos, esses custos podem variar bastante de acordo com os objetivos, tipos de serviços a disponibilizar, localização do espaço, tamanho da equipa, número de clientes e entre outros fatores. No entanto, hoje em dia, já não é necessário um grande investimento para fazer um negócio deste género acontecer, embora esta atividade exija alguns materiais de escritório profissionais, que têm grande impacto na qualidade e conforto do trabalho.

Investimentos iniciais

  • Custos de abertura da empresa (valor médio de 360 euros);

  • Material de escritório: Computador, Monitores, Router, Secretárias, Cadeiras, Móveis, Gavetas, Teclado, Rato, Tomadas e entre outros.

Custos a longo prazo

  • Renda ou prestação de empréstimo (caso tenha contraído);

  • Obrigações fiscais;

  • Despesas de luz, água, internet;

  • Custos em marketing;

  • Custos de utilização de softwares;

  • Custos com software de contabilidade e faturação - já conhece o Vendus?

O Vendus é um software de faturação certificado que lhe permite registar e gerir todas as transações associadas à sua atividade, de forma rápida, simples e intuitiva. No caso deste tipo de empresa, tem a grande vantagem de ser compatível com qualquer equipamento, permitindo-lhe trabalhar e utilizá-lo em qualquer local. Experimente grátis, durante 30 dias.

6. Contrate uma equipa especializada

As equipas são quem “faz”, verdadeiramente, uma empresa, uma vez que ditam o sucesso da mesma.

Imaginando que a ideia de negócio partiu de si e que ainda está numa fase embrionária ou de teste, até pode optar por começar a trabalhar sozinho, de forma independente. Porém, se o seu objetivo for expandir a empresa ou angariar um elevado número de clientes a médio-longo prazo, faz sentido investir numa equipa de profissionais especializados, que o possam ajudar a garantir a qualidade do seu trabalho e, até, colmatar eventuais pontos de lacuna.

Procure formar uma equipa multidisciplinar de profissionais formados nas diferentes áreas de atuação da sua empresa, isto é, considerando o tipo de serviços disponibilizados. Exemplo: imaginando que oferece um serviço completo de web design com otimização ao nível de SEO. Neste caso específico, faz sentido contratar um especialista nesta área.

Estes são alguns dos perfis de pessoas mais procuradas para este tipo de empresas de criação de websites:

  • Web Developers - saiba como se tornar web developer ou programador web freelancer;

  • Criadores de gestores de conteúdo;

  • Gestor de projetos;

  • Account manager;

  • Analista digital;

  • Web Designer / Designer para web;

  • Especialista em UX e UI;

  • Especialista em SEO;

  • Especialista em copywriting;

  • Tester;

  • Entre outros.

No entanto, deve ter em atenção não só o perfil técnico como o perfil pessoal, ou seja, escolher profissionais com as chamadas “soft skills”, entre as quais a boa comunicação, motivação, empenho, proatividade, espírito de sacrifício e entre outras, essenciais neste ramo de atividade.

7. Aposte no marketing da empresa

Depois de ter a empresa já formada e ter todos os pontos anteriores alinhados, chega a fase de dar a conhecer os seus serviços e produtos aos seus clientes.

Para isso, e tendo em conta o seu plano de negócios, deve investir num plano de comunicação e marketing, adaptado ao seu público-alvo, objetivos, missão e fase do negócio.

Atualmente, pode fazê-lo, essencialmente, de duas formas distintas: utilizando meios de comunicação offline (Televisão, Rádio, Revistas, Mupies, Outdoors e entre outros) ou através de meios online (Redes sociais, e-mail marketing, influencers, publicidade paga e entre outros).

Contudo, realçamos que, sendo um negócio focado no online, poderá ser mais vantajoso focar-se em captar clientes, também via online.

Por outro lado, muitos desses clientes podem ainda não estar presentes, de todo, a nível digital. Pelo que é importante avaliar bem o seu target e adaptar-se a cada situação, devendo ambos os canais funcionar de forma complementar.

Por fim, é essencial criar formas e agregar valor à sua empresa, de maneira a destacá-la perante a elevada concorrência e não ser “mais uma” empresa de criação de websites neste mercado, que está tão competitivo. Espreite estas 6 Dicas para ter sucesso no seu negócio de desenvolvimento web.

Por fim, foque-se em ter um bom planeamento, tenha uma estratégia bem definida e coloque toda a sua dedicação naquilo que faz. Assim, resultados positivos aparecerão e contribuirão para o sucesso da sua empresa.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.