Como abrir uma Agência de Viagens?

Blog / Empresas / Como abrir uma Agência de Viagens?
Como abrir uma Agência de Viagens?

Chegou o momento certo para abrir uma agência de viagens? Reunimos todas as informações e dicas necessárias para começar e tornar o seu sonho de negócio de viagens e turismo realidade!

Apesar de existirem cada vez mais pessoas a planear as suas próprias viagens, as viagens e o turismo são uma indústria em constante crescimento.

Com isso, surge a necessidade dos viajantes encontrarem agências de viagens fiáveis e experientes, capazes de lhes fornecer o melhor serviço possível, que as torne a opção mais favorável no momento de organização de uma viagem.

A criação de uma agência turística e de viagens pode representar uma oportunidade de negócio única, embora requeira cuidados específicos, que não devem ser descurados no seu planeamento.

Veja como abrir uma agência de viagens e turismo de sucesso em Portugal

1 - Crie um Plano de Negócios completo

Abrir uma agência de viagens requer bastante planeamento e organização, tendo em consideração todos os fatores necessários a ter em conta para essa abertura.

Deste modo, é fulcral que comece, desde o primeiro momento, a passar a sua ideia para o “papel”, através de um plano de negócios completo.

Nesse plano de negócios deve incluir informações relacionadas com os vários campos de uma empresa, assim como do mercado, entre os quais:

- Em que consiste o negócio;

- Missão e valores da empresa;

- Qual o público-alvo a quem se dirige;

- Análise de mercado e análise de concorrência (pode recorrer à análise SWOT, PESTEL e triângulo de ouro de posicionamento para o auxiliar, por exemplo);

- Plano financeiro (a partir de análises de custos, projeções financeiras, previsão do investimento necessário, possíveis necessidades e fontes de financiamento e entre outros fatores);

- Plano de comunicação e marketing (quais as estratégias de marketing e canais de comunicação a utilizar, marketing-mix do negócio).

2- Já sabe que tipo de agência de viagens pretende criar? Comece por definir quais os serviços a oferecer

As agências de viagens e turismo têm um papel diferenciado e especializado, uma vez que podem oferecer apoio num conjunto de atividades específicas, onde se inclui:

- Organização e/ou venda de viagens turísticas;

- Oferta de pacotes de viagens personalizados, como viagens corporativas, viagens sustentáveis, despedidas de solteiro, luas de mel e entre outras;

-Reserva de serviços de alojamento;

-Reserva de lugares em transportes;

-Representação de outras agências (nacionais ou estrangeiras);

- Planeamento de atividades e excursões;

- Intermediação na venda dos respetivos produtos e de serviços relacionados com a receção, transferência e assistência a viajantes e turistas;

- Entre outras.

Como vê, existe uma multiplicidade de serviços relacionados com viagens e turismo que uma agência de viagens poderá disponibilizar. Deste modo, é fulcral identificar qual ou quais os serviços em que se pretende focar.

Considerando o público-alvo definido pode, até, especializar-se num ramo de viagens, de acordo com os potenciais clientes, como uma agência especializada em viagens para estudantes, viagens corporativas, viagens familiares, turismo rural e entre outras.

3 - Analise a legislação que deve cumprir e as licenças a adquirir

Sendo uma atividade no ramo do turismo, antes de abrir empresa deve assegurar-se que dispõe de todo o conhecimento e que cumpre a legislação em vigor em Portugal, de acordo com o Turismo de Portugal.

Neste caso, importa estar a par de alguns Decretos:

Decreto-Lei nº 61/2011, de 06.05: regula o acesso e exercício da atividade das agências de viagens e turismo;

Decreto-Lei nº 199/2012, de 24.08: estabelece o regime de acesso e exercício da atividade das agências de viagens e turismo e adapta o regime com o Decreto-Lei nº 92/2010 de 26.07.

Licença Turismo de Portugal

Adicionalmente, deve adquirir as licenças necessárias, sendo que apenas as empresas com licença de agência de viagens e turismo emitida pelo Turismo de Portugal, I.P. podem exercer atividade. A Taxa de licenciamento tem o custo associado de 12.469,95 euros.

Se planeia operar na organização de viagens turísticas, comercializar pacotes turísticos, prestar serviços de obtenção de vistos, reservas de serviços de alojamento ou transfers, pode efetuar o registo online no "Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo" (RNAVT).

Além dos requisitos exigidos que envolvem a criação da empresa e eventual registo de marca, os restantes passos a tomar são relativamente simples, embora necessite de investir algum dinheiro e careça de alguns documentos:

  • Certidão de registo comercial ou código de acesso à respetiva certidão permanente;

  • Nome adoptado para a agência de viagens e turismo e de marcas que pretenda utilizar, acompanhados de cópia simples do registo da marca;

  • Cópia simples da apólice do seguro de responsabilidade civil obrigatório, e comprovativo do pagamento do respectivo prémio ou fracção inicial (75.000€ capital seguro);

  • Cópia simples do documento comprovativo da subscrição do Fundo de Garantia de Viagens e Turismo, ou da prestação de garantia equivalente noutro Estado-membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, no valor de 2.500 euros;

  • Comprovativo do pagamento da taxa inicial de 750 euros.

Quando este  registo for efetuado, com os respetivos comprovativos de pagamento, poderá exercer a atividade de imediato.

4 - Está pronto para abrir a sua agência de viagens

Antes de abrir oficialmente a empresa de agência de viagens, deve definir a forma jurídica e o tipo de empresa que pretende criar.

Neste sentido, simplificando, pode abrir empresa por conta própria - saiba como abrir uma empresa em Portugal - ou através da aquisição/parceria com um franchising de agências de viagens.

É importante ter noção de que ambos têm as suas vantagens e desvantagens associadas, pelo que deve analisá-las criteriosamente e optar pelo que for mais adequado para os seus objetivos.

5 - Analise qual o investimento necessário

Para avançar com a empresa, deve identificar quais os custos necessários, quer a curto como a longo prazo, de forma a poder preparar-se e analisar se necessita de recorrer, eventualmente, a algum tipo de apoio financeiro - veja algumas das fontes de financiamento disponíveis para novas empresas.

Custos iniciais

-Contratação de serviços;

-Contratação de colaboradores (recrutamento, seleção, formação, salários);

-Documentação, legalização e licenciamento da empresa;

-Material de escritório e informático (mesas, cadeiras, armários, computadores)

-Sistema de Gestão de Reservas

-Software de faturação, gestão e contabilidade:

O Vendus é um software de faturação, gestão e faturação, simples, rápido, intuitivo e com suporte ilimitado, que garante uma boa gestão contabilística da sua empresa. Este sistema adapta-se facilmente ao fluxo de clientes e ao regime de IVA e contabilidade da sua empresa de prestação de serviços de viagens.

Pode gerir clientes, vendas e stocks, em qualquer local e a partir de diferentes dispositivos Android, Windows e IOS, a partir de 0,26€ por dia.

Custos a longo prazo

  • Renda (a existir espaço de atuação físico);

  • Despesas correntes (luz, água, internet);

  • Salários e outras despesas relacionadas com os Colaboradores;

  • Serviços de Contabilidade;

  • Seguros;

  • Higiene e Segurança no Trabalho;

  • Recursos humanos.

6- Desenhe um plano de Marketing

Pretende dar a conhecer a sua agência de viagens? E angariar novos clientes? Ou o que pretende realmente é fidelizar os clientes atuais?

Seja qual for o seu objetivo, deve definir uma estratégia de marketing e comunicação para a sua agência de viagens, de acordo com o público-alvo que pretende alcançar. Veja algumas das estratégias de marketing para agências de viagens mais eficientes!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.