Plano de Negócios para empresa de Construção Civil: 8 dicas

Blog / Empresas / Plano de Negócios para empresa de Construção Civil: 8 dicas
Plano de Negócios para empresa de Construção Civil: 8 dicas

O setor da Construção Civil é bastante dinâmico e competitivo, o que requer que as empresas tenham um cuidado acrescido para se destacarem e tornarem-se a escolha dos consumidores. Se pretende investir neste setor, vamos explicar-lhe tudo para criar um plano de negócios personalizado, eficiente e útil para a sua empresa. Acompanhe tudo!

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios consiste num documento único, que detalha quais os objetivos do seu negócio, os tipos de serviços que pretende oferecer, o possível investimento necessário para o fazer acontecer, uma análise da concorrência, um estudo do mercado da Construção Civil em Portugal, um plano de comunicação e marketing completo e possíveis necessidades de financiamento.

O que deve considerar na realização de um plano de negócios?

1. Inclua um sumário executivo

É essencial criar uma secção inicial em que sumarize os pontos que irá abordar no plano de negócios, incluindo uma breve descrição do objetivo do mesmo, missão e valores da empresa até às metodologias utilizadas nos pontos seguintes do plano.

É, também, nesta divisão que deverá levantar algumas questões que o motivaram a criar a empresa, assim como possíveis problemas ou oportunidades, que serão esclarecidos ao longo do documento.

2. Crie uma estrutura de conteúdos organizada e sequencial

Um plano de negócios deve apresentar informações completas, baseadas numa visão 360º do seu negócio, isto é, deve incluir uma análise externa (relacionada com o mercado onde se irá inserir) e uma análise interna (relacionada com o que pretende para a sua empresa).

Assim, deve procurar apresentar essa informação de forma lógica, partindo de uma análise geral para uma análise particular, ou seja, começando pela análise do mercado da Construção Civil em Portugal e, eventual contexto mundial, e depois passando para a definição da estratégia para a empresa, ao nível do tipo de produtos ou serviços a oferecer, preço, localização, meios de comunicação, rentabilidade financeira e outro tipo de fatores relevantes.

3. Faça uma análise de mercado e concorrência completa

É essencial estudar o mercado habitacional, do turismo e da Construção Civil, de forma a perceber as necessidades dos portugueses, como está a evoluir o mercado, quais as tendências e outros insights úteis para o ajudar a traçar as melhores estratégias, para ser bem sucedido e destacar-se face à concorrência no setor.

Deste modo, não se esqueça de centrar a sua análise em 2 grande fatores: mercado e concorrência. Para tal, poderá recorrer a um conjunto de ferramentas de análise de mercado, como a análise SWOT e PEST e, para análise concorrencial, deverá utilizar o Triângulo de Ouro, Matriz de Posicionamento e Proposta Única de Valor, por exemplo.

Vamos dar-lhe um exemplo prático: em Portugal ainda não existem muitos profissionais ou empresas especializadas no design de interiores infantil. Uma vez identificado este ponto na análise externa, poderá ser um bom insight para construir uma estratégia centrada em parcerias ou na oferta de serviços relacionados com essa especialidade.

4. Invista no conhecimento do seu público-alvo

Antes de definir qualquer estratégia para a sua empresa, deve conhecer bem o público que pretende impactar e servir com os seus produtos e/ou serviços.

Uma das melhores formas de o fazer é através de estudos de mercado, como questionários ou entrevistas, com uma amostra significativa de consumidores, com o objetivo de perceber quais as suas necessidades ao nível do mercado da Construção Civil, perfil enquanto investidores nesta área, hábitos de compra de produtos para a casa, inspirações, área geográfica, rendimento médio mensal, expectativas de investimento, apoio necessário e entre outras.

Esta análise poderá ser bastante útil para traçar e definir algumas das personas nas quais se pretende focar. Para tal, aposte numa segmentação demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

Depois de conhecer o seu target, foque-se em criar estratégias de atração e retenção de clientes a longo prazo.

5. Defina a estratégia do seu negócio

Na segunda parte do seu plano de negócios deve, então, detalhar todo o conceito da sua empresa de Construção Civil. Neste caso, este tipo de empresas oferecem mais do que produtos, mas sim todo um serviço associado, isto é, para ter uma boa empresa de Construção Civil, deve garantir a qualidade dos imóveis que construir, assim como todo o serviço prestado.

Os 7 P’s do Marketing-Mix são uma excelente forma de descrever, de forma transversal, o seu negócio, centrando-se em 7 fatores: produto, preço, distribuição, espaço físico, processos, colaboradores e atendimento, comunicação e promoção do projeto.

6. Inclua uma análise financeira completa

O principal objetivo de um negócio é gerar valor para os clientes, assim como gerar rentabilidade para os gestores. Este deve ser um dos grandes focos de um plano de negócio: incluir uma previsão realista, a curto e longo prazo, de todos os investimentos necessários para a sua empresa de Construção Civil, abrangendo os custos variáveis e fixos ao longo do processo.

Para isso, é essencial considerar todos os custos, desde licenças e impostos, custos de criação da empresa, materiais de construção, materiais de escritório, custo com colaboradores, seguros, equipamentos informáticos, softwares de contabilidade e gestão, como o Vendus, entre outros.

Depois disso, deve fazer uma estimativa de rentabilidade do seu negócio, isto é, qual será a faturação esperada num cenário realista, otimista e pessimista e, em quantos anos é esperado reaver o investimento realizado ou atingir objetivos específicos. Saiba como calcular a margem de lucro média neste setor de atividade.

Neste tipo de atividade, é necessário um grande valor de investimento em materiais, terrenos, mão-de-obra, licenças e outro tipo de recursos. Deste modo, é bastante importante informar-se acerca de possíveis fontes de financiamento, tanto públicas (QREN, IEFP ou IAPMEI) como privadas (empréstimos bancários, leasing, microcrédito).

7. Business Model Canvas

O Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder, é cada vez mais utilizado pelas empresas com o objetivo de facilitar a elaboração, organização e interpretação dos planos de negócios.

Através deste modelo, é possível visualizar de forma bastante simples e direta alguns fatores essenciais na definição de um negócio, neste caso 9 fatores-chave: parcerias-chave, atividades-chave, recursos-chave, proposta de valor, relacionamento com os clientes, canais de comunicação, segmentos de clientes, estrutura de custos e fontes de rendimento.

O Canvas é uma forma rápida e interativa de consultar os fatores essenciais para a definição do conceito da sua empresa, comparando com um típico plano de negócios. Poderá utilizar este modelo de forma complementar ao seu plano de negócios “original”.

Plano de Negócios - Construção Civil

8. Procure fontes especializadas de informação e diferenciadas

Já ouviu a expressão “informação é poder”? É mesmo. Os planos de negócio são tão importantes, que podem ditar a rentabilidade ou continuidade de um negócio.

Adicionalmente, têm um papel fundamental na hora de solicitar financiamento, candidatar-se a algum programa de investimento, como o SIVETUR (Sistema de incentivos a produtos turísticos de vocação estratégica), criar possíveis parcerias, dar a conhecer o seu negócio em eventos importantes e em muitas outras ocasiões.

Posto isto, procure recorrer a fontes fidedignas, atualizadas, prestigiadas e especializadas na área da Construção Civil. Complementarmente, se pretender diferenciar-se no mercado, recorra a entrevistas e inquéritos personalizados, que lhe tragam insights privilegiados e poderosos.

Agora que já conhece todas estas dicas para construir um plano de negócios forte para a sua empresa, dê o passo seguinte e saiba como abrir uma empresa de Construção Civil em Portugal.

Se não souber como começar nesta área da construção, conheça os melhores franchisings para Obras e Construção em Portugal, a quem se poderá associar e aproveitar a relevância já criada no mercado.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.