Semana de 4 dias de trabalho: descubra os benefícios desta modalidade

Blog / Recursos Humanos / Semana de 4 dias de trabalho: descubra os benefícios desta modalidade
Semana de 4 dias de trabalho: descubra os benefícios desta modalidade

A semana de 4 dias de trabalho tem vindo a tornar-se cada vez mais popular mundialmente. Em Portugal, algumas empresas implementaram esta forma de trabalho e têm visto resultados no desempenho e satisfação dos colaboradores, sem sentirem quebra na produtividade. Conheça as principais vantagens de trabalhar apenas 4 dias durante a semana!

O que é a Semana de Trabalho de 4 dias?

Em vez de 5 dias de trabalho habituais por semana, os colaboradores das empresas podem exercer as suas funções em apenas 4 dias efetivos de trabalho. Na realidade, existe uma redução de horas semanais, mas sem perda de vencimento.

Normalmente, a semana de 4 dias de trabalho e 3 dias de descanso, implica redução efetiva da carga horária sem perda de remuneração e monitorização do impacto nas áreas de produtividade, bem-estar, satisfação e motivação, atração e retenção de talento. É mais comum as empresas optarem por escolher mais um dia da semana para descanso (normalmente segunda ou sexta-feira), mas também existe a opção de meio-dia (segunda-feira de manhã ou sexta-feira à tarde) e menos uma hora nos restantes dias da semana. Saiba como implementar a semana de 4 dias de trabalho na sua empresa!

Vantagens da Semana de Trabalho de 4 dias

As vantagens para o trabalhador são óbvias, com menos dias de trabalho, é possível desfrutar de mais tempo para lazer e para tratar de assuntos pessoais, o que causa, naturalmente, maior motivação na execução das suas tarefas profissionais. Idealmente, as empresas beneficiam de uma equipa mais motivada, com igual ou maior índice de satisfação e produtividade. Listamos 8 vantagens para colaboradores e empresas:

1. Redução de custos

Menos um dia de trabalho reduz consideravelmente as despesas administrativas como o gasto com água, energia e a utilização de consumíveis no escritório. A própria manutenção dos espaços será mais reduzida, pois, o desgaste dos equipamentos e instalações também é menor.

2. Menor taxa de absenteísmo

Com um dia extra é mais fácil gerir compromissos pessoais e familiares e ter tempo para descansar, ou seja, os colaboradores tendem a ausentar-se do horário de trabalho com menos frequência.

3. Gestão eficiente do tempo

Com quatro dias de trabalho por semana, é necessário organizar melhor as tarefas e o tempo alocado a cada uma. Por isso, há uma tendência para os colaboradores gerirem melhor o tempo de trabalho, evitando tarefas menos produtivas, como reuniões desnecessárias, pausas excessivas ou distrações irrelevantes.

4. Melhor colaboração em equipa

Como existe um maior foco na eficiência das tarefas, cria-se um ambiente mais próximo entre colegas de trabalho, o que permite evitar discussões inúteis e focar nos objetivos da empresa que a equipa deve cumprir.

5. Maior produtividade dos colaboradores

Trabalhar muitas horas não é sinónimo de uma maior produtividade, por isso cumprir todos os objetivos da semana durante 4 dias de trabalho pode ser mais benéfico. Quando os colaboradores estão física e mentalmente mais descansados e conseguem resolver diversos assuntos durante o seu tempo livre, tornam- se, naturalmente, mais alegre e produtivos no trabalho.

6. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Provavelmente esta é a vantagem mais falada da semana de 4 dias de trabalho. Ter um horário mais equilibrado em termos de trabalho e descanso, permite a cada colaborador cuidar dos seus relacionamentos pessoais de forma mais significativa e dedicar mais tempo às responsabilidades parentais e familiares. O impacto positivo na saúde mental dos colaboradores é alto e reduz-se drasticamente o risco de stress e burnout.

7. Satisfação do colaborador

Com menos stress, um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional e um ótimo ambiente de trabalho, os colaboradores realizam as suas funções de foma mais feliz e entusiasmada. Desta forma, quando iniciam o dia de trabalho estão mais motivados, são mais criativos na resolução de problemas e perpetuam um ambiente calmo e de tolerância.

8. Benefícios ambientais

O facto de se trabalhar menos dias na semana, com menos deslocações, permite reduzir a pegada de carbono do planeta. Água, eletricidade, ar condicionado e outros recursos são preservados, pois a necessidade de utilização não é tão elevada.

Desvantagens da Semana de Trabalho de 4 dias

No entanto, nem tudo são benefícios para o colaborador e para as empresas. Muitas vezes, trabalhar apenas 4 dias por semana pode implicar algumas desvantagens:

1. Modelo de trabalho não se aplica a todos os setores

Diversas áreas económicas não podem ser abrangidas por este modelo de trabalho, nomeadamente aquelas que funcionam 24h durante os 7 dias da semana ou áreas muito específicas como serviços de socorro e proteção.

2. Difícil adaptação

Este tipo de modelo necessita de adaptação e mudança não só pelas empresas, mas também pelos colaboradores, que terão de concretizar as suas tarefas semanais em quatro dias.

3. Má aplicação deste modelo de trabalho

É necessário criar legislação específica para salvaguardar os colaboradores e as empresas. A ideia é permitir mais tempo de descanso sem perder rendimentos e sem diminuir a produtividade, mas não ao ponto de causar exaustão nos dias efetivos de trabalho.

4. Desenvolvimento de novas skills

Os colaboradores precisam desenvolver novas skills, como a gestão eficiente do tempo, o trabalho eficiente em equipa, foco e a atenção, para que consigam cumprir com as expectativas da empresa e manter os níveis de produtividade.

5. Diminuição da satisfação do cliente

Os clientes podem sentir uma menor disponibilidade para as suas dúvidas ou resolução dos problemas que apresentam, o que pode diminuir a satisfação do cliente.

Países que adotaram a semana de 4 dias de trabalho

Um pouco por todo o mundo, a semana de 4 dias de trabalho tem se tornado uma experiência. Estes são alguns países que implementaram projetos neste sentido:

  • Portugal - criou um projeto-piloto que irá decorrer entre junho e novembro de 2023 para avaliar o impacto da semana de 4 dias de trabalho;
  • Espanha - foi criado um programa de financiamento para as empresas que adotem este modelo de trabalho. O propósito é avaliar o impacto ao nível dos recursos humanos, serviços e planeamento de tarefas;
  • Bélgica - os trabalhadores podem escolher trabalhar quatro ou cinco dias por semana, mas com a mesma carga horária total;
  • Suécia - experiência realizada em 2015, que se traduziu na adoção da semana de 4 dias de trabalho em grande parte das empresas;
  • Islândia - tem testado ao longo do tempo a semana de 4 dias de trabalho, com provas de igual ou superior produtividade e aumento do bem.-estar dos colaboradores;
  • Nova Zelândia - num teste sem precedentes, a Unilever reduziu as hora semanais de trabalho em 20% sem perda de salário.
Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.