Transformação digital na gestão de empresas: saiba como se adaptar

Blog / Empresas / Transformação digital na gestão de empresas: saiba como se adaptar
Transformação digital na gestão de empresas: saiba como se adaptar

Transformação digital é um termo que tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos, principalmente por empresas e profissionais que procuram adaptar-se às mudanças trazidas pela tecnologia. Mas o que é exatamente a transformação digital? Como afeta a gestão do seu negócio? E o precisa fazer para que a sua empresa se mantenha competitiva nesta nova realidade? Neste artigo, vamos explorar estas e outras questões relacionadas com a transformação digital.

O que é a transformação digital?

A transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas empresas que passam a utilizar tecnologias digitais para resolver problemas do quotidiano do negócio. Desta forma, as empresas modernizam-se, melhoram o seu desempenho e aumentam o alcance da sua atuação no mercado.

Tem de existir uma uma mudança radical na estrutura das organizações, para que a tecnologia assuma um papel estratégico central e não apenas uma presença superficial. Desta forma, a transformação digital pretende:

  • Tornar a comunicação mais rápida e assertiva;
  • Integrar setores, tornando as equipas mais sintonizadas e colaborativas;
  • Aceder facilmente a informações completas;
  • Automatizar processos e diminuir a burocracia;
  • Promover as tomadas de decisão baseadas em dados concretos;
  • Melhorar a interação com os clientes por meio de canais mais instantâneos;
  • Facilitar a análise de desempenho graças às ferramentas de gestão modernas.

Por que a transformação digital é importante?

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia e na forma como se fazem negócios. A  transformação digital afeta a gestão de empresas, nomeadamente nas seguintes áreas:

  • A adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial, internet das coisas, blockchain, etc;
  • A digitalização de processos e a automação de tarefas;
  • A criação de novos modelos de negócio baseados em plataformas e serviços digitais;
  • A utilização de dados e análises para tomar decisões mais precisas e informadas.

Para além disto, a transformação digital pode trazer diversos benefícios às empresas, como a redução de custos, o aumento da eficiência operacional, a melhoria da experiência do cliente, o desenvolvimento de novas fontes de receita, uma maior competitividade no mercado e a melhoria na tomada de decisões com base em dados concretos e análises.

Quais são as tendências da transformação digital?

A Inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (IoT), a realidade virtual e aumentada (VR/AR), a computação em nuvem, machine learning, business intelligence e a automação de marketing são algumas das tendências de transformação digital atuais.

A verdade é que as empresas têm de se adaptar a esta nova realidade, constantemente em mudança. Por isso, podem investir em soluções de IA, como chatbots, automação de processos de negócios e análise de dados. Estas soluções têm o potencial de melhorar a experiência do cliente, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional das empresas.

Como implementar a transformação digital na empresa?

Apesar dos benefícios que a transformação digital pode trazer, ela também apresenta diversos desafios para as empresas. Por exemplo, resistência à mudança por parte dos colaboradores, falta de conhecimento para lidar com as novas tecnologias, complexidade das soluções tecnológicas disponíveis e a necessidade de investimentos significativos em infraestruturas e formação.

Para estarem preparadas para a transformação digital, as empresas precisam adotar uma abordagem estratégica e devidamente planeada:

  • Identificar as áreas em que a tecnologia pode trazer maior valor e impacto;
  • Estabelecer uma cultura de inovação e experimentação;
  • Investir em formação e capacitação dos colaboradores;
  • Desenvolver parcerias com empresas especializadas em tecnologia;
  • Monitorizar as tendências e novidades do mercado.

Apoios para aplicar a transformação digital

Através do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, existem 3,905 mil milhões de euros dos fundos europeus para aplicar em projetos de inovação e transição digital, entre 2021 e 2027. Para conhecer este e outros programas Portugal 2030, consulte o nosso artigo sobre este tema.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) também pode ser uma opção caso pretenda enveredar pela transformação digital da sua empresa ou negócio. As candidaturas para o Plano de Recuperação e Resiliência podem ser realizadas através do portal Recuperar Portugal, onde é possível pesquisar pelas várias componentes do PRR e ainda fazer um pedido de notificação de futuras aberturas de candidaturas.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.