Vender bijuteria e joias online: 5 Dicas que deve seguir para ter sucesso

Blog / Empresas / Vender bijuteria e joias online: 5 Dicas que deve seguir para ter sucesso
Vender bijuteria e joias online: 5 Dicas que deve seguir para ter sucesso

De certeza que nos últimos anos tem ouvido falar do poder do online na angariação de clientes e nas vendas de um negócio. Há até quem transporte a sua loja física para uma loja online. Tem uma loja de joias e bijuterias? Descubra 5 dicas para a venda de joias e bijuterias online!

Segundo o Barómetro E-commerce da Marktest, mais de 60% dos inquiridos faz compras online, o que se estima serem 5,2 milhões os portugueses a comprar em lojas online. Isto significa que o número de compras online tem vindo a aumentar nos últimos anos, provavelmente devido à praticidade, rapidez, segurança e possibilidade de comprar artigos de diferentes países, a partir de qualquer local.

Também no setor das joias e ourivesaria, temos assistido ao surgimento de cada vez mais marcas de joias e ourivesaria exclusivas online. Paralelamente, outras têm-se reinventado, depois de terem sido criadas, originalmente, de forma mais tradicional, a partir de uma loja física.

Continue a ler para saber como criar uma loja online e começar a vender bijuterias e joias através de um canal virtual.

Descubra 5 dicas para vender bijuteria e joias numa loja online!

1. Crie uma plataforma de e-commerce

Uma das melhores formas de vender online os seus artigos de bijuteria e joias é a partir de uma loja virtual, através de um website de e-commerce, isto é, por via de comércio eletrónico.

Um site de e-commerce é uma excelente oportunidade de trazer a sua marca para o online, com tudo o que os seus clientes necessitam num único local. Pode criar a sua plataforma, de forma simples e rápida, a partir do Vendus Go!, uma ferramenta que lhe permite receber e processar as encomendas dos seus clientes, em poucos segundos e criar a sua loja online sem complicações, em qualquer local e com custos reduzidos.

A partir de um site tem, ainda, a oportunidade de disponibilizar um catálogo online com todos os seus artigos, divididos e categorizados por tipo de produtos (colares, pulseiras, anéis, brincos e entre outros), com imagens de qualidade e em diferentes ângulos. É, também, possível recorrer a vídeos interativos para melhorar a experiência do utilizador, disponibilizar um guia de tamanhos digital e possibilitar a partilha de reviews por parte dos clientes, de forma a apoiar a escolha de novos clientes.

Adicionalmente, é fulcral  investir na oferta de diferentes métodos de pagamento (Paypal, MB way, referência multibanco, cartão de crédito e entre outros), que mantenham a segurança nas transações e a proteção de todos os dados.

De maneira complementar, é importante oferecer serviços de apoio à compra, principalmente se tem uma loja de joias, em que vende materiais de grande qualidade e especificidade, bem como um bom serviço pós-venda (serviço de garantia, apoio ao cliente, trocas e devoluções e entre outros).

2. Marque presença nas redes sociais

Uma grande parte dos portugueses utiliza as redes sociais diariamente, o que as torna já parte da sua vida e rotina. Algumas das redes sociais mais utilizadas em Portugal são o InstagramFacebookTikTokYoutubeLinkedIn e o Pinterest.

Cada uma destas redes sociais tem um público-alvo e objetivos distintos, o que obriga a que as empresas devam analisar, de forma detalhada, cada especificidade, tendo em conta o seu próprio público-alvo e posicionamento no negócio.

Para um loja de joias ou bijuteria, recomendamos que explore, pelo menos, as potencialidades do InstagramFacebookPinterestTikTok, uma vez que poderão ter um grande impacto ao nível de visibilidade da sua loja e interação com possíveis clientes, através da partilha de imagens e vídeos dos seus produtos, de forma dinâmica. O Instagram, por exemplo, permite também a venda direta dos mesmos, a partir de algumas funcionalidades exclusivas.

3. Crie parcerias com Influenciadores Digitais

Embora algumas pessoas e empresas ainda não entendam, ou reconheçam, os influenciadores digitais ou influencers são, atualmente, considerados como um dos canais de comunicação online com mais retorno e impacto para as empresas.

Tal facto pode ser explicado pela necessidade dos clientes sentirem necessidade de se identificar com a marca e as peças. Vê-las ser utilizadas em diferentes contextos e ocasiões, por pessoas reais, cria, então, uma certa empatia e relação de confiança.

Assim, os Influencers podem ser uma forma de humanizar a sua marca de joias e bijuteria e dá-la a conhecer a um grande número de pessoas. Para isso, é fundamental escolher estes Influenciadores de forma estratégica, de modo a garantir que tenham em comum o mesmo, ou uma parte do seu público-alvo, e que sejam pessoas com quem a marca se identifique e cujo posicionamento seja semelhante.

4. Aproveite o poder do marketing automation

Já lhe aconteceu visitar o website de uma marca, preencher um formulário ou criar uma conta de cliente e passar a ser impactado por newsletters ou outro tipo de e-mails relacionados com a marca e os artigos que demonstrou interesse? E já recebeu SMS com promoções das marcas?

O marketing automation é uma das estratégias mais utilizadas atualmente, por quem tem uma plataforma de e-commerce, com o objetivo de utilizar alguns dos dados e padrões de utilizadores do website (com a devida autorização e respeitando o RGPD) para os impactar, posteriormente e estrategicamente, com comunicações personalizadas e segmentados.

Uma das melhores formas de impactar os clientes é a partir do e-mail marketing, ou seja, criando uma estratégia de e-mails com conteúdo relevante para os utilizados, como “dicas para escolher joias”, “como perceber qual o tamanho do seu anel”, “ouro ou prata - o que escolher?” e entre outras dicas, cujo objetivo final é aumentar o número de vendas.

5. Invista em tráfego pago

Ao nível do digital, pode alcançar tráfego orgânico (através de estratégias de otimização de conteúdos - SEO (search engine optimization) ou tráfego pago ( a partir do pagamento de anúncios digitais para aparecer, de forma segmentada, ao target desejado)).

O investimento em tráfego pago ou paid media é das estratégias com melhores resultados nos dias que correm, uma vez que lhe permite segmentar as suas comunicações apenas para os utilizadores que tenham demonstrado interesse ou tenham um potencial perfil de cliente.

Existem diferentes maneiras de investir em publicidade paga, embora a mais conhecida seja a partir do Google Ads. No entanto, também é possível anunciar em outras plataformas, como no Youtube AdsMeta for Business e, nos últimos tempos, o TikTok também se adaptou a esta necessidade e criou a possibilidade de publicar anúncios, considerando o crescente número de utilizadores e boom da plataforma.

Colocando em termos práticos, se identificar que o seu público-alvo tem pesquisado por “bijuteria online” ou “jóias online”, por exemplo, é fulcral que a sua marca apareça nas primeiras posições dessa pesquisa. Para isso, pode comprar essas keywords, através das ferramentas de anúncios Google, com o intuito de impulsionar o número de cliques por parte dessas pessoas, fazendo com que entrem na sua plataforma de e-commerce e comprem os seus artigos.

Hoje em dia, as marcas têm vindo a adaptar-se ao mercado e investido cada vez mais no digital, tendo em conta todo o potencial de rentabilidade, que lhe mostrámos. No entanto, antes de apostar em qualquer uma destas dicas para vender online, é imprescindível traçar KPIs e avaliá-los a partir de um conjunto de métricas personalizadas e adaptadas a cada canal.

Se ainda não chegou a este passo ou precisa de rever a sua estratégia, saiba como abrir uma loja de bijuterias ou joias. Por outro lado, se a sua principal questão se prende com a escolha dos fornecedores, conheça 3 fornecedores de bijuteria e joias para revenda em Portugal.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.